domingo, 15 de agosto de 2010

Coisas que ninguém te(me) avisou - Parte 2

Em 24 de janeiro deste ano, eu escrevi este post: Coisas que ninguém te(me) avisou. Nele eu falei sobre algumas surpresas que eu encontrei após encarar uma cozinha de verdade e que ninguém tinha me avisado sobre elas. E olha que eu não tinha nem 2 semanas de cozinha na época e era meu primeiro restaurante.

Pois bem, já estamos em agosto, já estou no terceiro restaurante e de lá pra cá, já descobri mais um tanto de "surpresinhas" que ninguém gosta de falar sobre a profissão. O "Lado B" mesmo! Então, nada mais justo que eu compartilhar com você mais um post sobre o assunto, que eu acho que vai acabar virando uma coluna fixa aqui no blog: "Coisas que ninguém te(me) avisou - Forever". É muita coisa que eu descubro e aprendo diariamente que nem imaginava que acontecesse ou que existisse.

Se você tem vontade de largar tudo para ir pra cozinha, aconselho que você não leia o que está por vir para não ficar desmotivado =D, ou então leia para ver como é a nossa realidade. Ou se você já está na cozinha, deixe um comentário de mais alguma coisa que você descobriu após entrar numa cozinha comercial que não estava na grade do seu curso ou no livro de "Chef" que você ganhou no último aniversário.

1) Ninguém me avisou que os pêlos das minhas pernas iriam cair de tanto a nossa bota de açougueiro roçar nas pernas. Além delas estarem ficando carecas, ainda estão com alguns machucados.

2) Tirando o Anthony Bourdain no livro, ninguém tinha me falado que minhas mãos e antebraços ficariam cheios de queimaduras, cortes, marcas, manchas e que minha pele começaria a ficar com uma cor pálida, afinal não vejo mais a luz do sol, só luz artificial. Entro da cozinha sem sol e saio dela quando o sol já foi embora, todos os dias...Fico pensando no dia do meu casamento a esposa colocando uma aliança na minha mão toda destruída, cheia de bolhas ou cortes que nunca cicatrizam. Acho que a mulher desiste na hora, nada romântico isso.

3) Nunca coma em restaurantes na segunda-feira. É neste dia que são "repaginadas" todas as sobras do final do semana. O comprador vai para o CEASA na manhã da segunda, as compras só chegam no final da tarde. Então, no almoço da sua bela segunda-feira, você está comendo tudo que sobrou dos dias anteriores. Blergh! kkk Sobrou carne? Faz tropeiro! Sobrou muito arroz? Faz um arroz maravilha, um falso risoto, um arroz colorido...

4) Não importa se você se formou no Senac, Estácio de Sá, IGA ou quem sabe até no CIA ou no Le Cordon Bleu. Quando você for encarar uma "cozinha de verdade" achando que já é chef porque tem um diploma, você não vai saber fazer nada, muito menos andar sem cair no chão escorregadio que, na sua escola, sempre estava impecável. E sabe quem vai te salvar quando você estiver batendo cabeça? Algum maluco que está nesta vida há décadas e que sequer fez um curso e confunde se é "largato" ou lagarto ao molho!

5) Quase todos da cozinha são malucos e estão fugindo de alguém ou alguma coisa. Um vício, uma condenação, um casamento ruim, uma carreira que não deu certo ou que não era aquilo que ele esperava(EU! \o/), etc. Mas todos são, sem dúvida alguma, apaixonados por aquilo que fazem e não trocam esta vida por nada. Afinal, quem precisa voltar para casa e ter um fim de semana ou feriado e encarar seus "medos"?

6) A faca é uma extensão do corpo do cozinheiro. Sempre há "disputas" para ver quem pica mais rápido, qual está mais amolada, e quantas vezes ela já arrancou pedaços dos seus dedos. Nunca pegue a faca do seu colega de trabalho, nunca. "Não mexa no meu pau, não mexa na minha faca" é o que dizem por aí. Sem contar que quando você pega a faca de um colega, sempre rola uma zoação: "Nossa, se eu quiser me suicidar com esta faca sua eu não consigo!"

7) Depois de alguns meses você - não acredito que estou falando isso - se acostuma a não ter fins de semana ou feriados. E descobre que pode sair - se seu corpo aguentar e as dores deixarem - de segunda a segunda e que seu organismo, na maioria das vezes, aguenta trabalhar no outro dia dormindo só umas 2h por noite, ou quem sabe até nada. Vamos ver se daqui uns anos eu continuo falando isso. XD


"Nossa, Felipe, que inferno que deve ser esta vida!" Talvez você tenha pensando nisso, mas na boa? Estou mega feliz e às vezes fico chocado, quando vejo que consigo me sustentar, fazendo aquilo que era meu hobby até pouco tempo atrás! A vida na cozinha é dura, mas como tudo na vida, é cheia de coisas maravilhosas, fatos cômicos e muita diversão! E aí, vamos pra cozinha?

Abraços desavisados,

Felipe Tavares

8 comentários:

Paulinha disse...

Nossa q post lindoo!!
Fikei até emocinada... eheheh
serio!!
bjoos!
Paulinha

Felipe Tavares disse...

Lindo?? Como assim?? Só contei as coisas mais trash...rs

bjos

Carol disse...

Boa tarde Felipe,
Sabe, tenho apenas 19 anos, estou prestes a largar uma carreira de medicina (que por sinal há 3 anos não consigo ingressar, mesmo com 80% da média das provas das universidades particulares) para o ingresso na carreira culinária. Sempre admirei, gostei e amei. Cozinho em casa desde os sete anos. Mas confesso que uma dúvida cruel me persegue: um medo de não saber o que esperar. Estranho, mas como foi para você tomar essa difícil decisão? bjs, Carol. (p.carol@live.com)

Felipe Tavares disse...

Oi Carol,

Realmente não é uma decisão fácil, pra mim também foi muito difícil!

Mas vc tem uma vantagem, ainda é muito nova e tem muito caminho pela frente!

Converse com outros profissionais da área de cozinha, visite as escolas, faça pequenos cursos antes de tomar qualquer decisão!

Sucesso pra vc!

Érica disse...

Eu adorei! li todos os seus posts e vc é muito sincero quanto a profissão. Estou em dúvida, já fiz enfermagem, virei costureira,fui caixa de supermercado (...) fiz faculdade e pós graduação em Geografia. Mas sempre penso com muito carinho na culinária. Não sei se vou ter coragem, mas descobri um curso profissionalizante aos sábados...

Anônimo disse...

Oi, meu nome é Luisa, e tenho 16 anos, sou apaixonada por cozinha desde que me entendo por gente, já pensei em cursar várias coisas, e sei lá, tudo que eu vejo nada me interessa muito, minha mãe é psicóloga, admiro muito a profissão dela, já até pensei várias vezes em cursar psicologia.
Eu tenho um tio que morou durante 25 anos em Londres, e todo esse tempo que ele morou lá ele trabalhava em restaurantes, ele voltou sabendo fazer de tudo, e quando eu via ele cozinhando eu sentia muita vontade de fazer o mesmo, ainda estou muito em dúvida do que cursar na faculdade, penso MUITO em gastronomia, mas quando eu penso nisso vários montros aparecem na minha cabeça, penso que posso não ter onde trabalhar, salários baixos, como você disse falta de finais de semana, sem contar as pessoas dizendo "nossa culinária?(nem gastronomia falam) tem certeza que é isso?" Sempre com um arzinho sarcástico, vou começar um curso de gastronomia e alta cozinha do iga, vou terminar quando for pra ingressar na faculdade, resolvi fazer esse curso pra ter mais certezas, sei lá, minha mãe me apoia em tudo, quando eu falo em gastronomia, ela saí pesquisando as melhores faculdades, cursos no exterior pra mim, ela diz que o importante é ser feliz, tanto que me matriculou no iga, enfim, estou muito em dúvida, talvez a visão de um profissional da área me ajudaria!
Desculpe qualquer coisa

Felipe Tavares disse...

Ei Luisa!

Hoje o mercado está bem diferente de alguns anos atrás. É muito comum as pessoas escolherem a gastronomia logo de cara e isso ainda vai ficar muito mais comum.
Se você gosta mesmo da área, aconselho que vc siga mesmo este caminho.

Mas a gastronomia é isso mesmo: sem finais de semana, longas horas de trabalho e baixos salários. Mas é apaixonante e com dedicação você verá que as coisas vão melhorar!

Sucesso pra vc e não deixe de acessar o novo blog: indopracozinha.com

Sucesso pra vc!

Diga disse...

Olá Felipe, uma coisa que acontece e nem sempre comentam, o calor insuportável da cozinha, no ir e vir da hora do pico, aonde vc bate nos colegas, e claro sempre tendo que manter o bom humor, abçs

Related Posts with Thumbnails