quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sonhos culinários

Às vezes quando estou na cozinha, me sinto em um parque de diversões. Não só porque eu amo muito fazer o que eu faço, mas é que cada geladeira ou dispensa que abro, encontro ingredientes e pratos maravilhosos: camarões, risotos, limão siciliano, atum, lagostim, ragú de cordeiro, peito de pato, litros e mais litros de azeite extra-virgem...Se isso não é vida eu não sei mais o que é!(rs)

Ontem quase caí para atrás quando abri o freezer e encontrei um pacote lindo com mais de 50 vieiras. Hein? Vieiras? 

Pausa para apresentá-la:
[Wikipedia]As vieiras são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop, em francês são as famosas coquille saint-jacques.

Vieiras no coral - Fonte: gastronocomunicacao.com

Lindas vieiras já preparadas - Fonte: amajuluta.blogspot.com

"Eu vejo vieiras!" - Com que frequência? "O tempo todo, em todos os lugares!" (rs) Sério, em todos programas de culinária internacional vieira é "mato", em todos os meus livros elas estão lá, o Wandinho, pai do meu amigo, fala delas toda vez que me vê. Mas eu nunca tinha comido ou visto de perto uma. Até ontem.

Elas são lindas, deliciosas e, o melhor, eu vou cozinhar com elas uhuuu! 

E foi assim que realizei mais um sonho culinário! 2011 promete, amo muito tudo isso!

Abraços de sonhador,

Felipe Tavares



[UPDATE] Não descrevi direito o sabor dela, né? Já recebi um comentário e umas 5 pessoas me perguntando o sabor pelo MSN e twitter, em menos de 1h do post publicado rs Sorry.

A vieira não tem aquele sabor forte de alguns moluscos ou mexilhões, é um sabor "de mar" bem suave. Lembra muito alguns tipos de peixe branco: linguado, cação...A diferença é que ela é extremamente carnuda. Cuidado com o cozimento dela, é muito rápido. Só saltear no azeite, tipo uns 30seg de cada lado.

5 comentários:

Angela Machado disse...

Ta.. mas afinal, tem gosto de que??? rsrs

Felipe Tavares disse...

kkkk Já fiz a correção no post! Desculpa aê!

Anônimo disse...

tem em uma media de quanto custa e aonde se encontra no brasil?

Anônimo disse...

tem em uma media de quanto custa e aonde se encontra no brasil?

Felipe Tavares disse...

Hoje já está mais fácil de conseguir. Em grandes supermercados ou lojas gourmet já se encontra a vieira congelada, mas não sei o preço não =(

Related Posts with Thumbnails