quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meu amigo, o vinho

Acho que nunca falei aqui como sou alucinado por vinhos. Ao lado do whisky, é a bebida que mais gosto. Vinho nos aquece, é romântico, harmoniza com bons pratos, sobe rápido(rs), sem contar que é uma delícia! Enfim, quem não gosta de um bom vinho levanta a mão!

Minha coleção de rolhas. 
Não me pergunte para quê eu guardo ou o que eu vou fazer com elas.

Não conheço de vinhos a ponto de falar se ele tem um bouquet que nos remete às pradarias do norte da Itália ou se o aroma frutado é de ameixa ou das frutinhas vermelhas da floresta Gambit. Mas conheço um pouquinho e sei identificar se ele é europeu, sul americano, africano, etc. E melhor ainda, sei quando um vinho é bom ou se é apenas um suco de uva com álcool. =))

Um vinho bom não precisa ser caro. Pago no máximo R$30,00 na garrafa. Não precisamos pagar R$80, R$100 ou quem sabe até R$500 para beber algo gostoso. Eu bem que gostaria de beber vinhos desse nível, mas por enquanto não dá!rs E nessa faixa de preço - até R$30,00 - tem centenas de vinhos bons, não ótimos.

Tive uma fase em que eu só bebia Periquita, Gato Negro, Reservado - Concha Y Toro ou Casillero del Diablo. Mas de uns tempos para cá, venho diversificando bastante e descobrindo muitas coisas ótimas.

Final do meu último jantar. 
Dizem que eu fui trabalhar no outro dia.

Abaixo compartilho com você meu Top 5 de vinhos tintos para na hora em que você quiser tomar um bom vinho não ficar horas e horas escutando indicações do vendedor/sommelier. São vinhos fáceis de se achar, os chamados "vinhos de supermercado", mas que fazem bonito num jantar. Ah, não vou especificar os tipos das uvas, porque cada um tem a sua preferida. E a minha é sempre a Cabernet Sauvignon. 

1) Benjamim Nieto(Argentina): R$18,00
2) Quinta do Cachão(Portugal): R$25,00
3) Reservado Concha Y Toro(Chile): R$22,50
4) Santa Carolina Reservado(Chile): R$17,00
5) Obikwa(África do Sul): R$28,00

"Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho." Luiz Groff

Então:

Abraços de enófilo,

Felipe Tavares

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails