No Senac, os alunos podem auxiliar nos cursos de curta-duração oferecidos pela escola de forma voluntária. Na minha sala era uma "briga" danada para pegar os melhores cursos. O de culinária japonesa era o sempre o mais disputado por alunos da manhã e da noite e o de comida diet e light era sempre o mais rejeitado por todos.
Mas não era só moleza não, o aluno além de auxiliar o chef, tinha que lavar tudo, montar toda a mise en place(pré-preparo), ajudar os alunos inexperientes(que eram muitos), buscar ingredientes em outras cozinhas, etc. Mas era uma farra só, afinal cada curso custa em média R$200,00 e a gente podia estar ali de graça, e ainda ganhava as tão disputadas apostilas de fichas técnicas de brinde!
Auxiliei apenas 2 cursos por falta de tempo. O de saladas especiais com a queridíssima Cidinha Lamounier e outro de Pães, Roscas e Biscoitos com a Keiko, uma chef japonesa que tinha contato com Deus e o mundo e sempre tinha vagas interessantes de trabalho ou freela, além do óbvio, dominava como ninguém a culinária japonesa.
A receita destes petit fours ou biscoitos amanteigados eu aprendi com a Keiko. No final de um dia de curso, sobrou aquele tanto de biscoitinho e eu simplesmente não conseguia parar de comê-los, ela conversando comigo e eu comendo, comendo, comendo, parecia que não comia há séculos.
Petit fours(salgado)
Rendimento: mais de 60 biscoitinhos que desaparecem misteriosamente da sua cozinha
Ingredientes
500gr de farinha de trigo(sem fermento)
2 gemas
300gr de margarina
100ml de creme de leite
Modo de fazer
Bater na batedeira as gemas com a margarina e o sal. Deve virar um creme homogêneo bem claro, quase branco, desse jeito:
Acrescente o creme de leite e bata de novo:
Muda pouca coisa com o creme de leite, mas por via das dúvidas coloquei a foto...(rs)
E-N-V-O-L-V-A com a farinha de trigo. Envolver não é MISTURAR!(rs) Se você misturar, estraga tudo. Envolver é "puxar" a massa de baixo para cima algumas vezes, bem de levinho com uma mãozinha bem delicada kkk. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Não se preocupe com as bolas de farinha que vão se formar, depois consertamos isso.
Confesso que nesta hora achei que tudo tava errado,
que a massa não ia dar ponto nem fu*&$#@;. Por isso não se preocupe! =D
Deixe a massa descansar na geladeira por 30min.
Abra a massa com um rolo:
Não falei que não era para se preocupar?
Quase que "de repente", ela dá ponto e fica linda!
Corte seus biscoitinhos do jeito que você imaginar, círculos, tirinhas, corações, pirâmides, cubos, etc. Desde que seja pequenos, né? Afinal, petit em francês é pequeno e four é assado. Ou seja, pequenos assados. Isso não é aquele biscoito de polvilho da padaria da esquina, não!(rs) Esse biscoitinho costuma ser servido em coquetéis, coffees breaks, brunchs, etc.
Alguém tem umas forminhas de coração e estrela ai?
Pincele cada biscoito, eu sei é chatinho fazer isso, com uma gema e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180º e deixe por uns 10min.
O ponto para assar é ao mais tenso de tudo! Se você tirá-los do forno logo quando eles ficam dourados, a massa vai estar crua por dentro. Por isso, vá provando para encontrar o ponto e a temperatura ideal. Ah, cuidado para não passar do ponto também, perdi uma fornada nesta brincadeira...
Sugestão:
- caso queira variar, acrescente queijos ou ervas frescas à massa ou polvilhe por cima, antes de assar. Não sei como não fiz isso no dia. Mas é bom que eu tenho um motivo para fazer de novo.
PS: não gosto de fazer doces, mas tenho uma receita destes petit fours doces, se quiser a receita, me mande um e-mail ou deixe um comentário que eu passo.
Abraços delicados,
Felipe Tavares
4 comentários:
Lipe! Eu tenho forminhas de coração, de estrelinha de bonequinho, entre outras viu? Mas só te empresto se vc me der a receita! Rs...
Beijos
Soraya
Oi Soraya,
A receita ta aí, agora eu quero as forminhas! Prometo fazer uma fornada pra vc!rs
bjos e obrigado pelo comentário!
Pode deixar ! Tá na mão amanhã mesmo .. Viu?
Beijos
Olá boa noite,
Gostei da receita vou fazer o teste! Consegues me passar a receitas dos petit four doces? barbra@saberacafe.com.br
Obrigada :)
att
Barbra
Postar um comentário