terça-feira, 20 de julho de 2010

Como tudo começou

Em uma bela tarde, recebemos a notícia da gerência que haveria um arraial de uma empresa lá no Rancho Fundo para 50 pessoas. Dentre as coisas típicas do buffet - caldos, feijão tropeiro, quentão, milho cozido, canjica, etc. - tinha também maçã do amor. 

Dona Geralda, a mega hiper super blaster confeiteira, me chamou e perguntou se eu já tinha feito maçã do amor na minha curta vida de cozinheiro. Na hora eu falei, "NÂO", afinal quem faz maçã do amor?(rs)

Ela me falou que sabia fazer, mas que a calda dela não dava o ponto adequado de vidro, e que costumava escorrer e não ficava a maçã mais bonita do mundo, típica dos parques de diversão e zoológicos. E me pediu para procurar qual era o pulo do gato.

Revirei a internet e descobri que eram 2 segredos: adicionar glucose de milho(Karo) ao açúcar ou algumas colheradas de vinagre à calda.

O nosso comprador não comprou a glucose de milho porque custava mais de R$80,00 o balde e não vendia em pequenas quantidades. Restava o vinagre que temos aos montes.

Cheguei no outro dia todo contente, falando do segredo e se ela queria ajuda, nesta época eu não tinha sido escalado oficialmente para a confeitaria. Ela topou na hora e lá fomos nós dois para a beira do fogão com uma panela que eu acho que ela deve usar desde que o Rancho Fundo abriu(rs).

Na hora em que ela adicionou o vinagre, a calda virou uma coisa linda e as maçãs ficaram do mesmo jeito que as do parque de diversão da minha infância e ela, toda tímida, no alto dos seus 79 anos me disse bem baixinho: "Felipe, está maçã do amor é a mais linda que eu já fiz na vida! O vinagre faz toda a diferença! Tem como você terminar aqui para mim, tenho que sair mais cedo..."

Terminar foi bondade dela, ela tinha feito 6 maçãs e faltavam 34. Ok, Dona Geralda, isto a gente releva, afinal todo mundo da cozinha estava de olho nas maçãs perfeitas que o Felipe fez. :-)))

E foi por causa desta receita que começou minha vida de confeiteiro, na outra semana fui escalado para ajudá-la todas as semanas, sempre que o "bicho pegar".

Veja a facilidade da receita:
Maçãs do amor
Ingredientes
- 500gr de açúcar cristal
- 2 colheres de vinagre branco
- 4 gotas de corante vermelho
- umas 20 maçãs, sem umidade alguma e sem ter ido para a geladeira(outro pulo do gato que descobrimos)
- palitos de picolé ou churrasco
- 500ml de água

Modo de fazer
Em uma panela funda, adicione 500ml de água e coloque o açúcar. Deixe cozinhar até que o açúcar derreta e vire uma calda.

Adicione o corante e o vinagre.

Não adianta, você vai fazer muita bagunça com esta calda.

Espete as maçãs pelo lado do cabinho que deve ser retirado, e as vá passando na calda. Sempre de duas em duas, pois o excesso de calda de uma, serve na outra e assim por diante.

Não é pressa, é jeito, vai rodando, escorrendo, até cobri-las por completo.

Forre um tabuleiro ao contrário com papel alumínio, unte com manteiga e coloque as maçãs para secar, fora da geladeira pelo amor de Deus!(rs)


Eu, Dona Geralda e a equipe, achamos que ficaram lindas e você?

Mais pulos do gato:
- a medida que você vai fazendo, a água da calda vai secando, adicione um pouco d'agua sempre que isso acontecer.
- armazene em local arejado e em hipótese alguma coloque na geladeira, porque a calda vai cristalizar, escorrer, enfim vai virar uma tragédia.

Abraços muito doces,

Felipe Tavares

2 comentários:

Angela Machado disse...

Hummm consigo até sentir o gostinho!! Maça do amor é o tipo de coisa que nunca se faz em casa né? mas é uma boa pedida pra aniversáio de criança e lembrancinha de casamento! bjos

PS. não te vi no seguidores do meu blog viu doutor! :p

Felipe Tavares disse...

Realmente não tinha e não tenho notícia de alguém que fez maçã do amor! kkk Mas fica um charme para decorar buffets de festa típicas, né?

bjo

Related Posts with Thumbnails