sexta-feira, 16 de julho de 2010

Resumo de uma típica sexta-feira

Chegando em casa depois de um dia louco, na parte da manhã na praça de saladas e na parte da tarde fui escalado para ajudar a Dona Geralda na Confeitaria que estava atolada em doces de leite, chantillys e pães de ló. Fizemos e confeitamos 12 bolos para os aniversários de hoje, e eu fiz, SOZINHO, 3 pavês de amendoim e um de coco! Eu na confeitaria? "MEL DELS" o mundo tá perdido mesmo!rs Gostei muito da praça dela, sem contar que ela é um monstro na cozinha! Já viu um confeiteiro não usar balança e medidas? É tudo da cabeça dela, isso sem contar que ela tem 79 anos e não tem nenhum auxiliar. Nunca vi nada dar errado com ela...Ou seja, a Dona Geralda é phoda! Merece até um post exclusivo para ela! ;-) 

Sexta-feira e sábado são os dias mais tensos lá: muitos doces para fazer para o fim de semana, muitos frios para fatiar para o buffet da noite, 3 patês, diversos caldos, mais um buffet quente e mais saladas. Sem contar que esse tanto de coisa a gente faz enquanto o almoço está sendo servido. Imagina o stress que a cozinha não fica? E todo mundo louco para sair às 16h! 

Na maioria das vezes a gente consegue...Mas para isso acontecer panelas voam com uma imensa precisão para o plongeur(tanque de panelas), gritos são dados para o auxiliar de cozinha que dá o azar de estar escalado para ficar na câmara fria nestes dias: TRAZ O DEMI-GLACE, TRAZ O MOLHO VERMELHO, TRAZ AS MASSAS, OS CALDOS...Na praça de salada as duas saladeiras picam todos os legumes e folhas possíveis e montam imensas travessas de saladas para reposição e rezam, para que elas não acabem para não ter que fazer novamente para o buffet da noite. Na praça de carnes, o auxiliar faz o mise en place do dia seguinte: quilos e mais quilos de lagarto, língua, frango, peixe, moela, costelinha, costelão...É nego(a), a cozinha fica tensa! 

Chego em casa agora, abro uma cerveja, acendo um Marlboro vermelho, ligo para a namorada conto as novidades do dia para ela e para minha família e dou uma olhada rápida para minha mão:

E penso comigo, ouvindo 1965(Duas tribos) do Legião Urbana: "É, o dia foi tenso! Nem vi como e quando estes cortes e queimaduras aconteceram..." E amanhã tem mais, até às 18h. 

Abraços realizados,

Felipe Tavares

2 comentários:

Angela Machado disse...

Tadinho kkkkkkkk até eu fiquei com dó! Que dia é esse?? Jesus! Você sabe que é só quando leio esses relatos é que me lembro da vida árdua dos tantos chefs, cozinheiros, confeiteiros e outros trabalhadores das cozinhas do Brasil!? Mesmo assim nunca é demais desejar : Bom descanso!!

Felipe Tavares disse...

Angela,

Já imaginou que todas as minhas sextas e sábados são assim?rs

Vou te falar que só depois que eu comecei a trabalhar em cozinha que eu comecei a pensar neste tanto de gente que trabalha enquanto nos divertimos...rs Tem que dar moral mesmo pra esse "povo".

bjo

Related Posts with Thumbnails