quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cozinhando por paixão

Limão siciliano é um dos ingredientes que eu mais gosto na cozinha, pena que é uma raridade encontrá-lo aqui em BH. O único lugar que eu sempre acho é no Verdemar, e o preço é um pouco salgado, quase R$7,00 o quilo. Mas é aquele negócio, um bom prato começa sempre com bons ingredientes.

Conversando pelo twitter com a @gabinacozinha ela me mostrou uma receita de risoto de limão siciliano que na hora eu fiquei louco para fazer. Então, segue abaixo a receita ou acesse o blog da Gabi para pegar mais dicas deste prato e de outras delícias. 


Risoto de limão siciliano
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
500gr de arroz para risoto(arbóreo, carnaroli ou vialone)
3 limões siciliano
1 taça de vinho branco seco
1 cebola repicada
2 dentes de alho repicados
Queijo parmesão ralado
Manteiga
Azeite
1L de fundo de legumes

Modo de fazer

Doure a cebola e o alho na manteiga com um fio de azeite. 
Acrescente o arroz e dê uma leve refogada. Em seguida, acrescente o vinho branco e espere o álcool evaporar.
Adicione, aos poucos, o fundo de legumes que deverá estar bem quente (uma concha de fundo, misture bem até evaporar). Repita o processo até que o arroz esteja cozido, porém al dente. Mais ou menos 18 minutos.
Acrescente mais uma concha do fundo, as raspas e o suco dos limões e desligue o fogo.
Finalize com o parmesão ralado e duas c. de sopa de manteiga GELADA.
Deixe descansar por uns 5min e sirva. 

Prepare para experimentar um dos pratos mais gostosos e interessantes que eu já comi na VIDAAAAAA! Como se diz a Gabi, é de enlouquecer qualquer um! Sério, fiquei meio sem reação na hora em que provei, é inacreditável o sabor e o aroma que o limão dá ao prato!




Como você pôde ver, fiz uns filézinhos de frango que combinaram perfeitamente com o risoto. Segue a receita dele também:
Frango crocante
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
500gr de filézinhos/escalopes de peito de frango
3 ovos
Farinha de trigo
Meio pct de macarrão "cabelo de anjo" bem triturado

Modo de fazer
Tempere os filés com sal e pimenta do reino.
Empane nesta ordem: farinha de trigo, ovos batidos com sal e pimenta, cabelo de anjo.
Frite por imersão no óleo em baixa/média temperatura.
Fica lindo empanar deste jeito, não fica?


Dicas e observações:
- não raspe nenhuma parte branca do limão para não amargar(Dica super importante da Gabi);
- use sempre manteiga gelada para finalizar o risoto para que ele dê aquela estufada sensacional;
- faça seu fundo de legumes com cenoura, cebola e salsão (mirepoix) deixe cozinhar por +-1h. Você pode usar também alho, pimenta em grãos, folha de louro, casca de outros vegetais, etc.
- sirva imediatamente e coma tudo, pois no outro dia o risoto vai ficar amargando por causa das raspas(experiência própria rs).

Abraços ainda em choque pela perfeição da receita,

Felipe Tavares

4 comentários:

Angela Machado disse...

Felipe deixe jeito você me mata de curiosidade rsrsr adoro risotos (vc sabe né?) mas de limão é nada convencional!! realmente fiquei com água na boca e vou ter que fazer!!! Mas te confesso que ainda uso os caldos prontos por preguiça de fazer meus proprios fundos. No restaurante você é quem faz os fundos? da pra me passar as receitas? os que mais uso são legumes e galinha.. já até guardei uma carcaça de grando com pele e tudo pra fazer, mas como nunca fiz e não sei como armazenar fica meio complicado. Pode me ajudar??

Felipe Tavares disse...

Oi Angela,

Então, fundo é meio tenso explicar aqui...É cheio de coisinhas, se quiser me add no msn para falarmos sobre este assunto...Pensando na sua dúvida estou pensando em fazer um post sobre fundos tb, vamos ver se eu escrevo em breve...

bjos

Angela disse...

Ótimo!! me adicone angela@pegrande.com.br fico conectada sempre no msn! sabado farei esse risoto maravilhoso!!

Felipe Tavares disse...

Vou adicionar sim! Ai conversaremos mto mais!

Hum que vontade que me deu de comer este risoto tb!rs Boa sorte e muito bom apetite pra vc!

bjos

Related Posts with Thumbnails