quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mais um acessório

O acessório desta semana é sem dúvida, fundamental em qualquer cozinha. Se bobear até mais importante que facas, panelas e etc. Esse eu falo que é obrigatório, sem ele não há vida na cozinha e com ele seus pratos com certeza terão um sabor muito mais gostoso. Afinal, Felipe, o que é?

O moedor de pimenta! Quem não tem pelo amor de Deus, corre até o Mercado de sua cidade e vai comprar um. Não sei como vivi tanto tempo sem ele. Ah, e não compre qualquer porcaria não que aí também não adianta, em pouco tempo fica cego. Compre um bacaninha. Seja de madeira, acrílico, aço, enfim. Variedades é que não faltam. Inclusive achei um site que vende só isso, para você ter noção do quanto ele é importante. Clique aqui para acessar o site Moedor de Pimenta. Tem modelos incríveis lá, inclusive a pilha. Pilha? Pra quê gente...Enfim, cada um na sua.

Meus moedores "tradicionais" que eu tanto uso!

Tem alguns moedores que tem 2 compartimentos, uma para pimenta do reino e outro para sal, afinal tem dezenas de tipo de sal como você pode ver aqui.

Parece uma manopla de guidão, mas é um moedor duplo(rs). Vi aqui

"Eu compro pimenta do reino em pó já no saquinho, bem mais fácil que ter um moedor." NÃOOOO faça isso! A pimenta em pó industrializada, tem um tanto de coisa misturada que acaba escondendo o gosto real de uma pimenta. E eu te falo que é muito diferente o sabor e o aroma de uma moída na hora, inclusive fica muito mais forte. 


Enquanto você não compra um moedor, tem um técnica que você pode fazer com a faca/pilão/martelo de cozinha que deixa o sabor da pimenta bastante parecido. Basta pegar alguns grãos e amassá-los com a ponta da faca. Os franceses chamam de pimenta em mignonette ou poivre mignonette.


Pimenta-rosa(aroeira), pimenta do reino preta e pimenta do reino branca. 
Não vivo sem elas!

É bom falar que pimenta do reino não é lá a coisa mais saudável do mundo...Não vai tacando em todos os seus pratos não, igual eu fiz quando ganhei os meus =DD Ou então igual um tal de G. Garvin que fala que é chef em um dos programas do GNT. O moedor dele parece um taco de baseball e ele usa em tudo quanto é prato!


Depois que você comprar o seu, faça a melhor a receita com pimenta do reino do mundooo: Steak au poivre.

Abraços ardidos,


Felipe Tavares

7 comentários:

Angela Machado disse...

Felipe que boa dica!! vou provindenciar o meu moedor! Eu sempre ficava na dúvida se realmente alterava o sabor a pimenta ser moidinha na hora!

já sobre o sabor, meu marido adora a pimenta calabreza... usa em tudo até na salada.. pode uma coisa dessas?

Anônimo disse...

Oi Lipe,
Você só esqueceu de falar que eu vou sempre no mercado cental e trago as pimentas "procê né?" Além das mudinhas de ervas... da faça... enfim sou sua fá número 1!
Beijos grande pro meu grande chefe.
Mamãe

Felipe Tavares disse...

Angela,

Compra mesmo! Vc vai ver a diferença que faz uma pimenta moída na hora!

Eu tb adoro pimenta calabresa, mas não chego a colocar em saladas nao! kkk

bjo

Felipe Tavares disse...

Mãe,
Acho que nem preciso comentar nada de vc né? Minha musa inspiradora!rs

bjo

Maria Aparecida disse...

Felipe, faz tempo que estou procurando esses moedores de pimenta, mas como moro em uma cidade pequena, por aqui a gente não acha essas coisas. Onde vc comprou esse de madeira da foto? No site que vc descreve parece não ter.
Obrigada pela atenção.

Felipe Tavares disse...

Maria,

Estes moedores eu comprei no Mercado municipal aqui de BH, lá tem de todos os modelos possíveis, aliás, lá é um paraíso para quem gosta de cozinhar e comer bem!

Obrigado pela visita!

Rodrigo disse...

Tem uma loja virtual que tem boa variedade e um bom preço, indico > http://www.rpc-commerce.com.br

Related Posts with Thumbnails