sexta-feira, 23 de julho de 2010

A brigada da cozinha e o plongeur

Não ainda não estou falando francês, plongeur (pronuncia-se plongê) é o nome em francês dos lavadores de panelas de um restaurante. Tem gente que fala plonge, plongeé, etc. 

Se traduzirmos esta palavra, veremos que plongeur é "mergulhador" e plonge é "mergulha". Ai que medo ficar falando francês aqui sem ninguém para me acudir. Tudo via google, tá?rs Por isso, me corrija se falei alguma besteira.

Tá Felipe, mas porque cargas d'agua você está falando neste lavador de panelas? Ele tem a pior e mais menosprezada função na cozinha!

Nos meus 7 meses de cozinha, já vi muita coisa: cozinheiro puxando faca pro outro, alguns malucos que pediram demissão no meio da jornada de trabalho, outros que faltaram em dia de evento importante, um que estava trabalhando bêbado, brigas e mais brigas, faltas desnecessárias, enfim, já vi um pouquinho de muita coisa.

Mas nunca vi um caos tão grande na cozinha quando um plongeur falta de serviço ou como já vi também, pedir demissão no início do dia, quando não tínhamos nenhuma panela para cozinhar porque todas estavam sujas nos tanques.

Quando um chef, sub-chef, cozinheiro, saladeiro ou auxiliar falta, sempre tem alguém que sabe fazer o serviço dele, pode até não ser na mesma eficiência, mas a coisa sai. Mas quando o lavador de panelas some, ninguém tem vontade, coragem ou disposição para encarar um tanque com sei lá quantas panelas e tabuleiros engordurados, padiolas cheias de sangue das carnes entre outras coisas e literalmente ficar mergulhado em água e sabão, num cubículo de 1,5 x 1.5m.

A cozinha simplesmente pára, todo mundo finge que não está vendo aquela pilha de panelas, e reza para que não seja escolhido pelo chef para ir para o tanque. Apesar de que eu vi isso uma única vez, porque na maioria das vezes ninguém faz nada. Só lamenta e xinga muito!

Agora, pensa comigo, um lavador ganha um salário mínimo, trabalha todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, e fica ali lavando o dia todo, sozinho, molhado e muito sujo. 

Tá certo que na maioria dos casos, todo mundo começa na cozinha como plongeur, mas esta é uma função para poucos meses, 6 meses no máximo na minha opinião. Ninguém tem motivação o suficiente para ficar ali mais tempo que isso, recebendo panelas aos chutes que deslizam perfeitamente pelo piso até baterem em outras, mais sujas ainda. Sem contar os berros pedindo panelas mais limpas e mesmo assim eles cantam o tempo todo. Afinal, "quem canta seus males espanta".(rs) E é justamente por isso que eles faltam muito de trabalho, armam boicotes e andam sempre emburrados, por que os gerentes/chefs simplesmente esquecem deles ali durante meses, até o dia em que eles faltam de serviço. 

Concluindo, se você é dono de restaurante, preste atenção no seu plongeur, e veja se não está na hora dele ser promovido ou então, se você está na cozinha, trate de igual para igual esse colega de trabalho que sem dúvida alguma é o único insubstituível na cozinha.

Abraços caridosos,

Felipe Tavares

2 comentários:

fafa disse...

Plongeur se pronuncia como se lê. Toda quinta eu vou para o tanque e misteriosamente todas as panelas sujas e escondidas no fundo do armario do plongeur aparecem misteriosamente. Tu vais mudar o discurso antes do final do teu primeiro ano de cozinha. Ou tu mostra os dentes os ele te comen vivo...

Felipe Tavares disse...

Fafa,
Os dentes já estão sendo mostrados diariamente, senão realmente vc só toma "pancada" de todos...É tenso!

bjo

Related Posts with Thumbnails