quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A profissão entrando

Ontem tivemos mais aulas de cortes de legumes, só que ao contrário do dia anterior, eu me ferrei. O corte principal da noite era o chiffonade. Nada mais é que o corte que fazemos na couve para feijoada. Sabe aquele picadin bem finin que ninguém gosta de picar na cozinha e sempre passa para uma outra pessoa da família? É esse mesmo! Só que o chiffonade como disse uma instrutora do Senac: "Quando você achar que está fino, pode picar 3x mais fino..."

Exemplo de um chiffonade, não tão fino como tivemos que fazer.

Começamos picando folhas de couve, depois repolho branco e...puft Cortei meu dedo! kkk Foi um corte mínimo, mas que não parava de sangrar nunca. Meu chiffonade já não estava lá estas coisas, depois de cortar o dedo, colocar esparadrapo e luvas cirúrgicas, ai que não teve jeito mesmo. E finalizamos picando repolho roxo, que é o mais difícil por as folhas serem mais duras e fica muito difícil de enrolá-las em forma de charuto.

Como ainda não fotografei os tipos de cortes para colocar aqui, achei esse quadro no site Cozinha do Dudu Já dá para você ter um noção dos principais:


Depois de picar tudo, iniciamos as preparações da noite. Servimos:
- Salada de repolho roxo com abacaxi, leite de coco, açúcar e coco ralado;
- Tomates assados recheados com repicado de frios e tomilho;
- Salada de folhas com molho de aceto balsâmico e mel;
- Tomates-cereja amarelos recheados com parmesão ralado sobre base de couve chiffonada frita. Fritas? rs Isso mesmo, fritas por imersão. Fica ótimo para finalizar pratos.
- Abacaxi recheado com molho de peito de frango, creme de leite e cenouras em brunoise.

Observações
- Não sou fã de tomates crus, prefiro como base para molhos, mas foi interessante ver o tomate sendo utilizado de diversas formas.
- A salada de repolho fica ótima com o leite de coco, mas na minha opinião não precisava de coco ralado.
- Onde compra tomate-cereja amarelo que eu nunca tinha visto antes? rs

No Senac eles proíbem de tirar fotos, por isso, fique imaginando como ficaram estas saladas. rs Se tiver alguma dúvida no preparo, deixe um comentário que eu retorno.

Abraço,

Felipe Tavares

2 comentários:

Lisa Guanaira disse...

me deu fome..aiaiai

Rachel disse...

SUCESSO SEMPRE PRA VC MY FRIEND!!!!!

Related Posts with Thumbnails