domingo, 17 de janeiro de 2010

Meu 1º emprego, de novo

Uhuuuu consegui um emprego em uma restaurante! Pra falar a verdade achei que ia demorar mais um pouco, mas não foi! A partir de amanhã, 18 de janeiro, faço meu primeiro estágio em uma cozinha. Consegui este estágio com o Marcelo, que é da minha sala no Senac. Ele é proprietário do Tia Zarica, um restaurante de comida mineira no bairro Floresta.

Um belo dia eu cheguei com a minha cara de pau e perguntei se ele não estava precisando de um estagiário na cozinha dele, e ele na hora falou: "Você está falando sério?Se sim, vamos dar um jeito!". Uma semana depois ele me perguntou se eu tinha interesse mesmo. E cá estou eu, nervoso, como me senti em 2001, quando fiz meu primeiro estágio na vida na Magnesita.

O restaurante é simples, como ele mesmo gosta de dizer: "Você vai aprender muita coisa, tanto coisas certas, quanto erradas..." rs Mas na boa, como primeira oportunidade estou achando ótimo e nada melhor do que começar a cozinhar os pratos que vi minha mãe fazendo tão bem ao longo desses anos...

Espere minha primeira semana passar e eu perder o frio na barriga para ir lá um dia experimentar meu tempero kkk O restaurante fica na Rua Pouso Alegre, 919, Floresta. Veja o mapinha abaixo para não ter erro:



Para celebrar este momento segue uma receita que fizemos esta semana.

Conserva de berinjela( a verdadeira, sem amargar nem nada)

Ingredientes
2 berinjelas e 2 abobrinhas cortadas em julienne ou bastonetes(leia o post "Profissão entrando" para ver os tipos de cortes). Deixe uma bacia com água ao lado para colocar os legumes enquanto você faz o restante da preparação. Isto evita que eles escureçam e fiquem com gosto amargo.

1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo(com os mesmos cortes)

1 vidro de champions cortados em lâminas

2 cebolas cortas em julienne ou bastonetes

200gr de uvas passas brancas e 200gr de uvas passas comum

1 vidro grande de azeitona MADURA. Madura? É, descobri que a azeitona não é preta e sim, madura. kkk ADORO!

Várias pitadas de pimenta síria(mistura de pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada. Faz toda a diferença...Não é difícil de encontrar).

Muito azeite, tipo 1 vidro. Sou alucinado por azeites, mas aí vai de cada um...De preferência um bom azeite extra-virgem.

Sal

Modo de fazer

Misture tudo! kkk Dificil, né? Depois coloque em uma assadeira com tampa ou papel laminado. Deixe no forno por +-40 min, até que os legumes estejam cozidos e tenham liberado a água.
Como é uma conserva o ideal é que você a coloque em um pote de vidro tampado e deixe marinando por uns 2, 3 dias para apurar o sabor. Ahhh, fora da geladeira, viu?
Sirva com torradinhas, pão sírio ou até mesmo como uma entrada para um almoço/jantar.
Curiosidade
Se você cortar os legumes em jardineira, ou seja, cubos ao invés de bastões e acrescentar mais algumas coisinhas, você terá feito o famoso Ratatouille.
Se tiver dúvidas, deixe um comentário...
Abraço,
Felipe Tavares

4 comentários:

Rachel disse...

MUITO SUCESSO PESSOA!!!!!! ESSE SERÁ O PRIMEIRO DE VÁRIOS.... ATÉ CHEGAR NO SEU PRINCIPAL OBJETIVO....
PODE DEIXAR Q EU VOU LÁ EXPERIMENTAR SUA COMIDA E VOU LEVAR A GALERA....

BJO

ju disse...

Parabéns meu "chef" favorito... Fico feliz que tenha conseguido de cara um estágio. E comida mineira é tudo de bom...
Ratatuille é um picadinho de legumes, de origem francesa da região da Provença, feito com muito azeite, tendo por base a berinjela e tomates. Normalmente é feito na panela. A receita que você sugeriu é mesmo de origem italiana, e chamada de "caponata" uma vez que os "cappos" da máfia (sul da Itália - Sicilia)adoravam esse antepasto com pão e um bom vinho tinto. Diz a história que Al Capone era um devorador desse petisco. Sempre faço, do jeito que você ensinou. Acrescento 1 xícara de castanhas de caju na hora que tiro do forno. Fica òtimo!Se não se incomodar vou continuar dando "pitacos "no seu Blog.... Se preferir coloco no e mail... JU

Felipe Tavares disse...

Obrigado pelo apoio e pelo incentivo!!!

Unknown disse...

vou fazer depois dou a resposta kkkkkk vai ser massa demaias.....

Related Posts with Thumbnails