segunda-feira, 9 de maio de 2011

Confraria, eu te amo!

Dia 10 de abril aconteceu mais um encontro da Confraria Sincero. Um encontro antes deste, o Douglas tinha pedido para ser o responsável por cozinhar, pois ele viajaria para a praia e iria trazer algumas delicinhas para nós. 

Dito feito, o freezer dele estava repleto de camarões de todos os tamanhos, polvos, mexilhões e peixes. O mais incrível era a organização do freezer, tudo etiquetado, limpo e porcionado para ele e sua esposa Carol. Parecia um freezer de restaurante! (rs). 

Logo no início, o Nélio comentou que seu aniversário seria dois dias depois, então nada melhor que fazer do encontro seu niver. E começamos o dia assim:
Esse quadro do Douglas é a coisa mais linda que eu já vi!

Nossa, só de ler esse menu de novo minha boca já começa a salivar...Você está preparado para o que estar por vir? Faz um lanchinho antes senão você vai passar mal de fome!(rs)

Começamos a orgia gastronômica com o vinagrete de polvo. Mas não de uma forma tradicional. O Douglas cozinhou o polvo em água fervente com cebola, louro, cravo e sal. Depois ele "torceu" o polvo (que devia ter mais de 1m) em um pano de prato para escorrer toda a água. Depois veio com o plástico-filme e fez do polvo uma bola e deixou na geladeira de um dia para o outro. Técnica é técnica, não é verdade? Anda com a gente que você decola! (rsrs). Então o polvo ficou lindão assim:
CANNIBAL MODE [ON] Eu quero esse cérebro de novo!

Depois de fatiar os lindos carpaccios, fizemos o vinagrete de limão siciliano, mostarda Dijon, azeite e sal. E eis que surge o primeiro prato:
Montagem perfeita e lógico que estava uma delícia!

Vamos para o prato principal: massa fresca com frutos do mar. O Douglas tem um cilindro para fazer massa que é divino! Dá vontade de fazer massa pra sempre! Já até falei dele aqui

Acho que essa mão é do Nélio...

Pronto, agora é só deixar a massa secar. 
Eu e esse varal temos um caso de amor!

Bebida vai, bebida vem, todo mundo feliz, os pais do Douglas deram o ar da graça de aparecer nesse encontro e conseguiram deixar nossa tarde ainda melhor. Em cada rodinha de conversa o assunto era sempre o mesmo: cozinha. As conversas e as amizades que vão se formando conseguem ser melhores que os pratos nos nossos encontros. =D Parecia que o Fred e o Gustavo conheciam os pais do Douglas há décadas.

De repente alguém grita: "Monta a mesa que vamos servir!" A cozinha parecia um formigueiro, todo mundo estava fazendo algo. Um terminando o molho, outro lavando as folhas para a salada, outro organizando a bagunça, outro pegando os talheres...Então começamos a montar o prato para a foto oficial. A massa era nossa modelo e nós éramos os paparazzi em busca da foto perfeita! Então...





MELDELS! Massa caseira com frutos do mar! Já falei que viveria para sempre de frutos do mar? Abro mão de qualquer filé ou picanha! Amo muito tudo isso! E estas fotos? Poderia ir para qualquer capa de revista de gastronomia fácil. Ó, nem vem roubar minhas fotos, hein? Se quiser eu empresto! (kkk)

Seguindo nosso menu du jour lá de cima (ai meu Deus, eu preciso de um quadro daquele...) ainda falta o mil folhas...

Como estávamos comemorando o niver do Nélio, falei que precisávamos de uma sobremesa para cantar os parabéns. Então o Nélio pergunta para o anfitrião: "Tem massa folhada na geladeira?" What? Quem tem massa folhada na geladeira? Ninguém no mundo...Mas casa de culinarista tem de tudo, então o Douglas me tira um rolo de uns 15m de massa folhada do freezer. É, é isso mesmo, do mesmo freezer que tem dezenas de frutos do mar. Gente, esse freezer é mágico! 

O Nélio na maior tranquilidade do mundo, começa a fazer a sobremesa. "Ah, vou fazer um mil folhas de canela...". Como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Lembro que os olhos do Fred até brilharam nessa hora, ele é louco pela confeitaria. 
Perfeito!

Não sou o maior fã de doces, mas esse mil folhas ficou muito, mas muito gostoso mesmo! Acho que eu comi umas 3 vezes...Isso porque eu não sou fã, hein? 

Nossa, acho que exagerei no tamanho desse post...Desculpa! Mas é tanta coisa boa que tem acontecido nesses encontros que eu fico querendo mostrar tudo para vocês!

Fizemos o sorteio no final do dia para ver quem seria o responsável para cozinhar no próximo, e adivinha quem? uhuuu Eu mesmo! Tô fazendo um cardápio lindão!

Abraços com muitas saudades desse encontro,

Felipe Tavares

4 comentários:

Marina Albano disse...

Nossa! O menu ficou incrivel. E as fotos "caprichadissimas"! De dar água na boca... Beijos

Felipe Tavares disse...

Oi Marina,

Tá vendo, perdeu! kkk Esse encontro foi muito bom!!!

bjos,

Felipe

luiza disse...

kkkkkkkkkkkkk...eu tambem tenho um rolo de massa folhada no congelador!rs!cozinheiro e cozinheiro!
delicia esses posts!

Felipe Tavares disse...

Sério Luiza? Eu até compro massa folhada, mas nunca dura, acabo com ela num dia só rsrs

Obrigado pelo comentário!

bjos

Related Posts with Thumbnails