No último sábado fui convidado pelo meus grandes amigos, Douglas e Wandinho, para fazermos massa no cilindro recentemente adquirido por eles. Topei na hora, uma porque adoro fazer massas e outra, porque os finais de semana na casa deles são inesquecíveis, excelentes conversas, principalmente sobre o mundo gastronômico, sempre regado com um bom e velho rock 'n roll e comidas maravilhosas, feitas na maioria das vezes pela Terezinha, uma cozinheira de padrões internacionais.
Chegando lá me deparo com um legítimo cilindro italiano (que não me lembro a marca agora) capaz de tirar massas tão finas quanto um cilindro profissional e com um corte perfeito. O cilindro é incrível, e o varal utilizado para secar as massas? Simplesmente maravilhoso!
Douglas e eu colocando a mão na massa
e as estrelas da noite, o varal e o cilindro italiano.
O desafio do dia era utilizar os frutos do mar que eles trouxeram da última viagem. Fazer uma entrada para degustarmos enquanto colocávamos o assunto em dia e depois servir uma bela massa caseira. Entramos num acordo que a entrada seria um vinagrete de polvo com torradas e massa seria servida com um legítimo molho de tomates e muito camarão.
Polvo gigante limpo e cortado pela Terezinha
O varal já cheio e o vinagrete de polvo com torradas
Depois de muitos goles e muitas risadas, e lá pelas tantas da noite, servimos o talharim com molho de tomate e camarões.
Camarões lindos para finalizar o prato
Você acha que sobrou algo, né?
Maravilhoso!
A comida tem dessas coisas. Além de ser um prazer degustá-las, tem o poder de unir as pessoas. É como disse o chef Thomas Keller, quando perguntaram a ele porque ele gostava tanto de cozinhar e ele respondeu: "Cozinho para fazer as pessoas felizes!"
Receitas da tarde/noite
Vinagrete de polvo
Limpe o polvo e corte os tentáculos em pedaços de +- 8cm e cozinhe em panela de pressão, com tempero à gosto. É só para a carne ficar macia, cuidado para não deixá-la borrachuda.
Tomates, pimentões diversos e cebola cortados em brunoise
Vinagre
Suco de limão
Azeite
Alecrim fresco
Sal
Emulsione tudo e corrija o tempero.
Torradas de alecrim - receita da Julieta ou do Léo, filho dela.rs
Um bom pão
Alecrim fresco
Sal grosso
Azeite
Asse as torradas com um fio de azeite, um bocado de sal grosso e alecrim fresco.
Massa
1kg de farinha de trigo sem fermento
10 ovos, dependendo do tamanho dos ovos, acrescente mais um.
Adicione os ovos à farinha e misture bem até que esteja tudo incorporado, evite sovar muito.
Passe a massa no cilindro até a espessura desejada.
Molho de tomate com camarão
Camarões sete-barbas limpos
Tomates concassé (sem casca e sem semente)
Tomates pelati - aqueles italianos de latinha
Extrato de tomate
Cebola
Alho
Azeite
Faça um "x" na parte inferior dos tomates e coloque-os em água fervente. Deixe-os até que fiquem macios e dê um choque térmico com água gelada.
Retire as cascas e as sementes e as coloque em uma panela com água e para ficar melhor ainda, um bouquet garni. Deixe reduzir bem. Peneire as cascas e sementes e reserve a água temperada (fundo de tomate).
Corte os tomates concassé em brunoise.
Branqueie os camarões em água.
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente o extrato de tomate e deixe-o "suar", essa técnica é chamada de pinçage.
Acrescente os tomates concassé e pelati. Use o fundo de tomate para dar o cozimento desejado e deixe reduzir quase que pela metade. Acrescente os camarões branqueados ao molho. Se preferir, você pode saltear os camarões no azeite em uma panela separada e adicioná-los ao molho.
Abraço,
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário