terça-feira, 4 de maio de 2010

Viqui o quê?

Aproveitando que eu estaria de folga hoje, curti a noite de ontem como minhas antigas sextas-feiras, quando não tinha que acordar cedo para ir trabalhar no sábado. 

A noite estava propicia para um vinho e uma sopa, mas qual delas? Depois de puxar na memória todas que eu conhecia e de folhear a bíblia optei por fazer a Vichyssoise(pronuncia-se vichisoase). Uma tradicional sopa creme francesa de alho poró e batatas, FRIA!rs Sei que cometi um "crime" ao servi-la quente, mas eu sabia que minha mãe e minha namorada torceriam o nariz se eu servisse uma sopa fria com aquele tempo, por isso mudei a receita. 

                            Vichyssoise - difícil era explicar como se pronuncia o nome 
                                                     depois de 2 garrafas de vinho

Vichyssoise

Ingredientes
- 3 alhos porós cortados em vicky (rodelas, daí o nome da sopa, espertinho!kkk Veja mais cortes de legumes aqui)
- 1 cebola repicada
- 500gr de batatas descascadas, em cubos médios.
- 2L de fundo de frango. Como eu não tinha carcaças de frango, fiz o fundo de cenoura, cebola, folhas do alho poró e pimenta do reino em grãos.
- 1 caixinha de creme de leite
- Sal
- Pimenta do reino branca
- Azeite.

Modo de preparo
Em uma panela grande ou caldeirão, refogue o alho poró e a cebola no azeite, até que fiquem transparentes. Reserve um pouco do alho poró para a finalização do prato.
Acrescente as batatas, o fundo e corrija o tempero com sal e pimenta do reino branca. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe por 30min ou até que as batatas estejam bem cozidas.
Bata tudo no liquidificador fazendo com que a sopa se transforme num creme. Misture o creme de leite e finalize com o restante do alho poró.

Aprendi esta receita no Senac, mas lembro que no dia o grupo que a preparou exagerou na quantidade de batatas e o Caetano perguntou: Eu pedi sopa de batatas? kkk Por isso não exagere na quantidade de batatas, elas servem para dar a liga, o ideal é sentir o suave gosto do alho poró.

Essa sem dúvida entrou no meu Top 5 de receitas. Ficou maravilhosa! O sabor fica fantástico, o aroma que ela deixa na cozinha é uma coisa típica francesa e a textura impressionante, um prato digno de restaurantes do guia Michelin.rs 

Abraços aquecidos, 

Felipe Tavares

4 comentários:

Dri Torres disse...

Adorei e copiei a receita, vou experimentar, sou fã de alho poró...

Bjs

Adriana_Torres

silvana disse...

Lipe,
Realmente estava super deliciosa. Nunca comi uma sopa tão suave e saborosa.
Você a cada dia se supera mais.
E a Soraya (sua super admiradora) já ficou com vontade de fazer na casa dela também.
Beijos

Unknown disse...

hahahhaha....primeira vez que entro no seu blog filipe...legal demais rapaiz...
agora, esse comentario do caê!kkkkk
falto o:
- mas isso e o beabá da vovó sinhá!!!eu pedi sopa de batatas??
ca"e e seus bordões!
saudade demais do senac...mas há vida aqui fora!kkk
bjos fe...vou continuar acompanhando!

Felipe Tavares disse...

Lu,
O Caetano é uma lenda no Senac, chef sensacional, num é? Ele sempre tinha alguma "tirada" pra gente...

Sucesso pra vc sempre!

Related Posts with Thumbnails