terça-feira, 7 de junho de 2011

Confraria Sincero, vista por outros olhos

Você lembra quando eu falei do último encontro da Confraria e que eu tinha feito uma "proposta indecente" para a Marina Albano escrever sobre o encontro? "Pois então". Ela publicou o texto no blog dela o Há Controvérsias na última semana. Eu fui lá, copiei e agora vou publicá-lo aqui, ela deixou viu?!rs 

Como ela mesma me disse, não é um texto jornalístico, afinal ela estava no encontro não como uma jornalista, mas uma convidada VIP!

Um dia de Confraria

Há cerca de 2 meses realizei uma matéria cuja a pauta era sobre confrarias gastronômicas. Fiz algumas pesquisas e cheguei ao Felipe Tavares, que juntamente com alguns amigos admiradores e advindos da cozinha estavam montando sua Confraria. Fiz a matéria e um tempo depois após algumas mensagens, surgiu o convite para conhecer de perto a Confraria Sincero. Infelizmente, não pude comparecer e atender ao primeiro convite. Mas, logo surgiu o segundo e aceitei prontamente. Seria em um domingo, a partir das 11hs na casa do Felipe. Acordei bem cedo, afinal, moro longe e teria atravessar meio mundo para chegar até lá. No caminho, fiquei pensando como seria, se ficaria deslocada (não conhecia ninguém. Apenas o Felipe por fotos, mensagens e emails) ou se causaria algum tipo de estranhamento por ser jornalista . Em seguida, surgiram as dúvidas gastronômicas... O que comeríamos? Eu deveria levar um vinho, algumas cervejas? Seria um encontro de amigos ou seria como vejo em revistas (aquelas confraternizações requintadas e cheia de regras). Nesse momento pensei: estou vestida adequadamente? (coisa de mulher). Rs

Cheguei juntamente com outro convidado, o Victor Aguiar, que como eu, também era a sua primeira vez. Fomos recebidos pelo Felipe e fomos levados direto pra ela: a cozinha. Entre algumas cervejas, aguardávamos a chegada dos outros membros. Nas conversas, o assunto principal era: COMIDA. Falamos dos grandes chef’s, dos restaurantes visitados e dos pratos já experimentados. Uma forte troca de experiências e desejos gastronômicos. Após a chegada de todos os membros, colocamos a mão na massa, ou melhor: o Nélio e o Felipe colocaram a mão na massa. Afinal, o cardápio era do Felipe, mas, como toda boa equipe todo mundo ajudava na hora de limpar ou na hora de picar algum alimento.

Em um momento o Douglas me perguntou: “Era isso que você esperava?”. Foi uma pergunta inesperada, principalmente por sua preocupação em relação as minhas expectativas. Realmente, não tinha parado pra pensar em como seria. Estava ansiosa e certa de que seria uma boa experiência. Pensava apenas que estaria no meio de cozinheiros e estudiosos de gastronomia e eu seria apenas uma admiradora da arte da cozinha com poucas experiências e várias queimaduras. Rs. Confesso que torcia para que eles não resolvessem testar os meus dotes culinários e consegui passar ilesa.

Mas, vamos ao que interessa: o menu. De entrada o delicioso Tapenade (azeitonas pretas e verdes, alcaparras, azeite, limão, alho e ervas) com focaccia de ervas frescas e cebola roxa (que não deu muito certo. rs). Prato principal: Codorna ao molho de uvas verdes (Nunca tinha experimentado a codorna que estava ótima e o molho... Hum) com batata ao alecrim e sal grosso (nem preciso dizer NE?).Sobremesa: Panna cotta com calda de morango (simples e delicioso... e a calda feita pelo estreante Victor Aguiar no tom amendoado não é Felipe?).

Resumo da ópera: Um dia de domingo maravilhoso! E ainda por cima dia de clássico. Éramos dez pessoas e somente eu de cruzeirense. Sai vitoriosa em todos os sentidos. Passei um dia com pessoas de diferentes lugares e experiências que tem em comum a admiração pela boa comida e que encontra na cozinha o prazer de viver bem. Agradeço imensamente ao Felipe e que possamos continuar essa amizade gastronômica!

Marina,
Já te falei isso, mas não custa falar de novo. Adorei sua participação no nosso encontro e seu texto! Você brilhou, merece até uma estrelhinha! (rs)

Muito bom saber que em apenas um dia conosco, você coseguiu perceber o clima tão bacana da nossa Confraria!

E você, ficou com água na boca de novo? (rs) 

Abraços recompensados,

Felipe Tavares

2 comentários:

Rafaella disse...

Felipe, sou a dona do "Patê de Siriguela", outro blog que está concorrendo ao Destaque no Blogs de Culinária. Passei pra conhecer seu blog, e agora também pra dizer que é uma honra "concorrer" com blogs e profissionais como você. Seu blog é muito bacana e pelo visto vc respira culinária! Parabéns!

Felipe Tavares disse...

Rafaella,

Nossa, muito obrigado, fico até sem graça...Mto bacana receber um comentário assim!

Obrigado de verdade!

bjos

Related Posts with Thumbnails