Ontem aconteceu o primeiro encontro da Confraria criada pelo meu amigo Douglas e por mim que mencionei aqui. No dia 13 de fevereiro (primeira reunião), eu, Douglas e o Nélio nos encontramos para criar as regras e normas que regerão nossos encontros. Neste dia cada um recebeu 2 mega sardinhas(quase norueguesas) e o desafio era criar um prato com elas. O Douglas fez uma portuguesa(azeite, alho e ervas), o Nélio fez uma napolitana(molho de tomate, pimentões e cebola) e eu fiz uma refrescante (cardamomo, hortelã e limão). Neste dia ficamos tão empolgados que nem lembramos de tirar fotos :((
Nesse encontro, foi definido que meu ex-chef Nélio seria responsável por cozinhar no próximo. Resumindo as regras, definimos que o prato não pode ultrapassar o valor máximo de R$30,00 por pessoa(bebidas à parte) e que cada membro pode levar um convidado. Tranquilo, não?
Então, vamos a parte que interessa, o prato do dia:
Salmão à provençal em massa folhada com risone de ervas
Ingredientes
Rendimento: 4 porções
Salmão
4 filés de salmão
1 cebola repicada
4 dentes de alho repicados
Ervas de provence
Vinho branco
Sal
1 rolo de massa folhada
Modo de fazer
Misture todos os temperos no vinho branco, cubra os filés e deixe marinando na geladeira por 1h.
Enquanto isso, faça o molho provençal.
Molho provençal
Champignon em conserva laminado
Alcaparras
Azeite
2 dentes de alho repicados
1 cebola repicada
Sal
Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as alcaparras e finalize com os champigons.
Abra a massa folhada, coloque os filés de salmão e adicione o molho provençal em cima de cada filé.
Envolva os filés na massa folhada, mas não cubra a parte de baixo para que a água do salmão escorra e deixe sua massa folhada sequinha. Pincele com gema batida e acrescente uma pitada de ervas de provence por cima.Leve ao forno (180º) por 30min.
Risone de ervas
1kg de risone
Ervas de provence
Azeite
Sal
Modo de fazer
Cozinhe o risone em água fervente com sal como qualquer macarrão.
Em uma panela com azeite, salteie o risone com as ervas de provence. Acerte o sal se necessário.
E, pronto! Faça a montagem
O Nélio fez uma redução de creme de leite fresco e manteiga
para servir de base para os salmões
Ai você me pergunta. Ficou bom Felipe? Bom? Bom é feijão com arroz, esse prato ficou maravilhoso! A combinação de sabores ficou perfeita, o ponto de cozimento do salmão, o crocante da massa folhada, o risone de ervas, o Nélio cozinhando em minha casa...Isso é vida! Para quem não não comeu risone, não é arroz, tá?rs É uma massa de macarrão só que em formato de arroz(pior descrição de risone que eu já dei na vida).
A Confraria começa a fluir, a troca de experiências é maravilhosa...E esse foi só o primeiro encontro, ainda temos muito pela frente!
Os primeiros membros (esq. pra dir.) Douglas, Eu, Gustavo, Fred e Nélio.
Felipe Tavares
5 comentários:
Legal Felipe!!! Parabéns pelo 1º encontro da Confraria! Que venham muitos e um dia quero ser convidada para saborear as delícias; Visto que: quem sou eu para cozinhar para vocês!Beijos e sucesso sempre!
Obrigado Soraya! Não se preocupe, claro que vc vai ser convidada, ou então, escolha um prato que eu faço pra vc com o maior prazer!
bjos
ola lipe adorei a materia ficou otima, as fotos tudo que pena que as fotos não consegue trasmitir a alegria que sentimos ao estarmos juntos com pessoas que gostamos.a todos vcs que acompanha ou que participou valeu ate dia 10.04.11
nelio eustaquio
Realmente a alegria é um ingrediente a parte! Valeu demais!!
Abraço,
Teus posts são ótimos!
Postar um comentário