segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O maldito ponto da carne

Com a saída do meu queridíssimo amigo, o chef Nélio do restaurante :-((( Agora eu, sob o comando do chef Douglas, estamos responsáveis pela cozinha. Eu fico com o fogão, ele na praça de entradas e confeitaria, além de fazer a montagem dos pratos. E, quando o bicho pega, ele vem me salvar. rs

Com isso, tenho pegado um rabo de foguete constantemente: o ponto da carne.

Na escola aprendemos que a carne tem 4 pontos:
- Bleu: vermelha por dentro e com uma casca dourada por fora;
- Mal passada: um pouco acima do bleu;
- Ao ponto: levemente vermelha no centro e com uma casca castanha escura por fora;
- Bem passada: casca e interiores marrom.


Na foto abaixo já são 5:


E para o cliente a carne pode ter, além dos acima, vários outros pontos:
- ao ponto para bem passada;
- ao ponto para mal passada;
- levemente mal passada;
- muito bem passado, quase torrado;
- rosa pink(rs) por dentro e torrada por fora;
- vermelho sangue por dentro e com a casca quase amendoada(rs)...

What? 10 pontos? Não existem esses não, socorrooo! Na cozinha "de verdade", a gente fala que a carne tem só 3 pontos: mal passada, ao ponto e bem passada. Pronto!

Um dos fatores que torna a praça de carnes a mais difícil num restaurante é que o meu ponto de cozimento é de um jeito, mas o cliente pode imaginá-lo de uma outra forma, o meu mal passado pode estar muito para o paladar dele. Quem não se lembra da cena hilária e muito real do filme "Sem reservas"? Clique aqui para assisti-la, não teve como incorporar o vídeo...

Para complicar mais um pouco, junte o fato de você não estar responsável só por aquela carne "dourada por fora e rosa pink no centro". No meio do caos, você com 5 panelas do fogão, tem que ficar de olho na carne para ela ficar rosa, mas não vermelha. Tenso.

Abraços mal passados,

Felipe Tavares

5 comentários:

Angela Machado disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SEMPRE FAÇO ISSO Fê pergunto ao graçom que me atende qual é o ponto do cozinheiro. Carne pra mim tem de ser bem passada.. não vem com carne mugindo não que eu não como!! carne crua pra mim só carpaccio ou kibe cru!! do resto eca!!

Felipe Tavares disse...

kkk Se for só bem passada tá ótimo! Ou não, odeio carne bem passada!rs O problema são os pontos que os clientes inventam...rs

bjo

NELIO EUSTAQUIIO disse...

OLA FILIPE EM PRIMEIRO LUGAR FICO FELIZ PELA AMIZADE E POR TER ESTE RESPEITO E COMIGO DIGO QUE SOU APEN\S UM ESPELÇHO QUE REFLETE AQUILO QUE VC É COMIGO,AMIGA.
EM SEGUNDO LUGAR E SOBRE A MATERIA MALDITO PONTO SEMPRE TENHO COMIGO QUE A SEGURANÇA É O MELHOR ALIADO,QUANDO VC VAI AO MEDICO QUE DA O DIAGNOSTICO? VC OU ELE? NA COZINHA TB FUNCIONA (NÃO QUERO DIZER PREPOTENCIA),MAS VC PODE SOLTAR NO PONTO QUE VC ACREDITA SER O IDEAL.E REALMENTE ACREDITO NOS TRES PONTOS(MAL,PONTO E BEM),MAS NÃO FIQUE PREUCUPADO VC É BOM NO QUE FAZ.
ABRAÇO AMIGO

Felipe Tavares disse...

Wow, valeu meu irmão! Ainda chego lá, mas que ainda fico um pouco tenso com estes pontos "inventados" eu fico!rs

abraços

Andréa Potsch disse...

hihihi Felipe,
O meu ponto é o que o cozinheiro mais detesta fazer: super esturricada e dividida ao meio para garantir que o interior fique marrom e sem sangue escorrendo... heheh Por isso evito pedir carne em restaurantes, nunca conseguem me atender e eu sempre me aborreço!
bjs

Related Posts with Thumbnails