terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saindo mais um clássico

Às vezes fico pensando no pratos que executo no meu tempo livre(poucos, mas eles existem). Sempre faço os clássicos, não gosto muito de inventar receitas(apesar de fazer algumas) ou pegar o que tem na geladeira e misturar num macarrão "pra ver no que dá". Você já deve ter reparado nas receitas que coloco aqui no blog.

Talvez isso seja uma falha minha, mas prefiro degustar sabores e misturas já consagrados. Quero provar todos os clássicos para depois começar a fazer minhas invenções. Queijo com peixe? Não. Manjericão na carne? Também não, obrigado. Cozinha é mistura sim, mas sem cometer crimes, por favor!rs Cozinhar não é pegar um tempero aleatório e misturar numa carne. É preciso saber que cada tempero tem uma função e que vai combinar melhor com aquela carne. 

Hoje muita gente fala(ou será falou?) no Ferrán Adriá com suas esferas e espumas e na ruptura que ele fez na cozinha. Não tenho dúvida que ele revolucionou tudo que sabemos de culinária e vamos entender o que ele fez daqui uns 10 anos. Mas por enquanto eu prefiro ficar com os meus bons e velhos chefs: EscoffierThomas Keller, família Troisgros, Jamie Oliver...

Enquanto isso, confira mais uma receita clássica italiana. Tagliatelle alla puttanesca. (é isso mesmo, à moda da puta kkk clique aqui para conhecer a origem do nome deste prato).

Tagliatelle alla puttanesca
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
500g de tagliatelle ou outra massa, mas de preferência um massa longa(talharim, espaguete, pappardelle, etc)
150g de alcaparras
300g de anchovas ou aliche em conserva
150g de azeitonas pretas sem caroço
1 lata de tomate pelati
2 dentes de alho repicados


Modo de fazer
Cozinhe a massa em água fervente com sal. Dica: lembrando sempre que não se cozinha macarrão com óleo/azeite na água. Se você faz isso, a massa fica "vedada" e o molho não entra na massa. 

Tire as sementes dos pelatis e repique-os. Reserve o suco de tomate que vem na lata. Repique os outros ingredientes: alcaparras, anchovas(em pedaços maiores) e as azeitonas pretas.

Refogue o alho, acrescente o pelati e seu suco. Acrescente os outros ingredientes e deixe que o molho reduza levemente.
Misture o molho na massa ou sirva à parte.




Dicas e observações:
- este molho é um pouco forte e salgadinho (adoro) e não precisa de sal na maioria das vezes. Os próprios ingredientes já temperam tudo.
- não repique tanto os ingredientes como eu fiz, porque eles acabam desmanchando no molho, apesar de deixarem seu gostinho. rs Falha nossa.
- acrescentei azeitonas verdes também. Sou louco por azeitonas!


Abraços salgadinhos,

Felipe Tavares

2 comentários:

Fla disse...

Olá tudo bem?
Descobri teu blog por acaso... e gostei muito.
Essa receita tá um espetáculo!
Abração,
Fla.

Felipe Tavares disse...

Oi Fla,

Seja bem vinda ao Indo pra Cozinha!

Esta receita realmente é uma delícia para quem gosta de pratos mais temperados!

Obrigado pela visita!

abs

Related Posts with Thumbnails