segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Comida de doente que nada!

No último sábado fiz um implante dentário e como é de costume nestas cirurgias, os dentistas mandaram eu me alimentar com comida fria e sorvete no pós-operatório. Delícia, né? Realmente eu sou fã de comida fria e sorvetes. Blergh!

No primeiro dia minha mãe fez um caldo verde gelado, mas como eu não consigo mastigar nada, da calabresa eu só senti o aroma. Quando foi à noite, pus o caldo de feijoada que tinha sido servida no almoço(sacanagem, né?) no meu caldo para variar um pouco um sabor. Depois de 8 pratos deste caldo, decidi que no dia seguinte faria algo diferente para comer. Alguma sopa ou creme gelado, de verdade!

Pensei primeiro na vichyssoise, mas queria algo diferente, com um sabor mais exótico. Foi então que me lembrei da famosa sopa fria espanhola, o gazpacho.

O gazpacho é um prato típico da região de Andaluzia, no extremo-sul da Espanha. Em Portugal e no México, também é comum eles servirem gazpachos, cada um com sua particularidade, mas sempre utilizando a mesma base, os tomates. 

Segue minha receita :

Gazpacho
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
1kg de tomates maduros e cortados em cubos
2 pimentões vermelhos em cubos
1/2 pepino em cubos
2 dentes de alho amassados
1 fatia de pão em cubos
1 xic. de café de azeite
1/2 c. de café de cominho em pó ou coentro
1/2 xic. de café de vinagre de maçã
Sal

Ingredientes para finalizar
1/2 cebola,1 tomate,1/2 pepino,1/2 pimentão vermelho e 1 fatia de pão. Tudo cortado em brunoise. 

Modo de fazer
Junte os tomates, os pimentões, o pepino, o alho e o pão em uma vasilha. Tempere com azeite, cominho e o vinagre. Cubra com água fria e deixe repousar na geladeira por 40 min. 

 Repare que eu usei coentro repicado ao invés de cominho em pó.

Como eu tinha pressa e tinha que estar bem gelada, 
adicionei cubos de gelo para adiantar o processo...rs

Bata a mistura no liquidificador e coe com uma peneira grossa. Acerte o sal e adicione mais água, caso a mistura esteja muito espessa.

Adicione os ingredientes da finalização e sirva. 

E aí vai encarar esta "comida de doente"?

Dicas e observações:
- É um prato com um sabor um pouco exótico. E, por força do hábito você até sopra a colher para esfriar a sopa...rs
- Minha irmã falou que era um vinagrete batido, a namorada falou que parecia um molho de salada e eu achei delicioso! Não estou podendo escolher muito o que comer nestes dias...
- Sirva como aperitivo em copinhos de tequila, entrada para um almoço/jantar de verão, etc.

Abraços doloridos,

Felipe Tavares

2 comentários:

Paulinha disse...

rsrrsrs
adoro seu blog!!!
Bjos
Paulinha

soraya disse...

Tadinho de vc Lipe! Tomara que sare bem rapidinho viu? Beijinhos carinhosos Tia soraya

Related Posts with Thumbnails