quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Post com cenas fortes (é sério)

Nas últimas semanas tenho ficado na praça de carnes enquanto o responsável por ela é treinado para virar um futuro cozinheiro. 

Já falei aqui diversas vezes que gosto de pratos leves e pouquíssima carne vermelha. Por isso, fiquei um pouco preocupado no início, sem contar que minha experiência em carnes não é lá muito grande. Mas tem sido uma experiência bacanérrima, era a única praça que eu ainda não tinha trabalhado no restaurante porque todas as outras: fogão, saladas, massas e até mesmo confeitaria eu já tinha passado e dado meus pitacos. Tá sendo quase um novo curso de culinária esse emprego! 

A praça de carne talvez seja uma das mais importantes num restaurante. Afinal, nem todo mundo pensa como eu, e já vai direto nas carnes antes mesmo de montar o prato. E isso torna a função muito, mas muito importante. As carnes são um dos carros chefe do restaurante, afinal é dela que vai sair o famoso leitão assado do final de semana, os peixes inteiros e gigantes, o pernil diário, o lombo, os rocamboles de frango recheados, a tão pedida maçã de peito cozida, etc etc e etc.

E quando falamos em carnes, o que vem em seguida? Facas e mais facas! Super hiper mega amoladas para não "mascar" nem um pouquinho quando você estiver cortando uma peça enorme de carne. 
Tensão + correria + faca amolada + carne = CORTES. E foi exatamente isso que aconteceu logo nos primeiros dias:

 Pus a foto até pequena para não chocar tanto.

Que nojo, né? rs Não sei como eu tenho coragem de colocar esta foto aí. Desculpe leitor do Indo pra cozinha! Mas sério, nunca vi tanto sangue na vida, parecia uma cena do Kill Bill. Por isso tive que fotografar...kkk 

Junto com as facas, outro item importante na praça de carnes é o forno. Pequeno sabe? Quase uns 3 metros de altura, alimentado com energia elétrica e lenha, chegando a 300ºC fácil fácil, que quando aberto solta um vapor capaz de gratinar uma lasanha em 10 segundos. Resultado? 


Os dois braços queimados ao tirar um tabuleiro de 1,5m com 2 leitões perfeitamente assados. No braço esquerdo você pode ver outras pequenas queimaduras ao mexer nesse monstro!

Sempre que me machuco na cozinha é inevitável não lembrar de trechos do "Cozinha Confidencial" do Anthony Bourdain que ele, depois de uns 20 anos de profissão fala algo do tipo: "agora eu tenho as mãos e braços que eu sempre quis, marcas de anos de experiência..." Estou a caminho disso, e olha que eu só tenho 10 meses!

Abraços machucados,

Felipe Tavares

6 comentários:

Angela Machado disse...

Oi Fe...hoje eu to igaulzinho vc.. aqui digitando com 2 dedos já que estou com o braço todo queimado... culpa da EXPLOSÃO DE GORDURA DE UM MALDITO OVO FRITO...que ódio!!!

plagiando vc: beijinhos doloridos...

Vini D'Agostin Moraes disse...

é cara cozinha é coisa pra loko
por isso que estou dentro de uma, parabéns pelo blog e pela coragem de lagar tudo para ir para a cozinha.
abraços, e quando tiver um tempo passe lah no meu -> chacarasatarita.blogspot.com/

Anônimo disse...

adorei seu blog Felipe
é essa nossa profissao nao eh facil rsrs
parabéns !
=D

Thiago Rufino De Lima

Felipe Tavares disse...

Angela,

Sério? Queimar com ovo realmente é uma chatice...Aliás, machucar na cozinha é um saco kkk

bjos e melhoras pra vc!rs

Felipe Tavares disse...

Vini,

Como eu costumo falar, cozinha é lugar de gente com faca na bota e sangue no olho! kkk

Já passei no seu blog e gostei mto das receitas!

Obrigado pela visita!

Abs

Felipe Tavares disse...

Thiago,

Realmente não é nada fácil, mas é uma delícia, né? kkk

Abs e obrigado pela visita!

Related Posts with Thumbnails