terça-feira, 29 de maio de 2012

Livro - Aprendiz de Cozinheiro

No início do ano tracei algumas metas [quem nunca?] e dentro delas estava ler um livro por mês.  Até agora eu tenho conseguido cumprir esta coisa quase impossível que eu inventei. Já li: Coraline; Amei, perdi e fiz espaguete; Beber, Jogar e f@#er; a biografia do Led Zeppelin; Ossos, Sangue e Manteiga; e Aprendiz de cozinheiro. Opa, já deu 6? Tô com bônus =)

Chega de lero lero, porque eu queria falar mesmo é do Aprendiz de cozinheiro do Bob Spitz que escreveu a biografia mais foda dos Beatles.

O livro conta a história do autor que, depois de uma separação, de ficar na merda de grana por causa da biografia dos Beatles, larga tudo e vai atrás da sua grande paixão que é cozinhar. Manjada a historinha, né? Só que têm algumas diferenças: 1
) Ele vai para a França e Itália; 2) como ele é uma pessoa extremamente bem relacionada, ele consegue vagas de estágios e em cursos que quase nenhum ser normal conseguiria entrar. Tipo estrelinhas do Guia Michelin, sabe?

A partir daí começam uma série de enrascadas, aprendizados, muitas receitas deliciosas e todo um mundo gastronômico que se abre. Além das receitas listadas nos capítulos, durante a leitura ele comenta sobre alguns pratos que dá para executar perfeitamente. 

O autor tem um senso de humor muito peculiar, bem irônico e bastante abusado o que resulta em grandes histórias.

Leitura obrigatória para conhecer de perto a gastronomia francesa e italiana. Apesar da viagem à França ter tido mais destaque, fiquei encantando mesmo com sua viagem à Itália. É realmente impressionante como os italianos valorizam uma boa comida.

Dica imperdível
!






Abraços do leitor,

Felipe Tavares

3 comentários:

ju disse...

Estou adorando o livro. Já no prefácio me apaixonei pelo estilo direto e crítico do autor da melhor biografia dos Beatles. Obrigada por me emprestar. Logo lhe devolvo!

Felipe Tavares disse...

Tudo que eu vejo de cozinha tenho que compartilhar com vc Ju. rs

Boa leitura, vale muito a pena, principalmente porque vc já deve ter conhecido muitas das cidades que ele passou.

bjos

Flavio Quadra disse...

Caro Felipe.
Acabei de ler o livro e estava me preparando para um post no meu blog receitascomalquimia.blogspot.com.
Achei sua revisão sobre o livro muito realista. Também me impressionou muito o requinte da culinária francesa, mas estou realmente apaixonado pela cultura gastronômica da Itália.
Admiro sua coragem em mudar de rumo na carreira. Quem sabe chego lá um dia.
Parabéns por seu blog.

Related Posts with Thumbnails