quarta-feira, 6 de julho de 2011

O cliente tem sempre a razão?

A pergunta do título deste post pode parecer óbvia para muita gente. "Claro que ele sempre tem a razão!". Principalmente, se você ou eu somos os clientes, afinal os restaurantes e outros tipos de comércio, dependem de nós para sobreviverem e, por isso, devem atender às nossas necessidades.

Porém, nos últimos meses tenho passado por situações um pouco bizarras na cozinha. Clientes que pedem para acrescentar/retirar ingredientes de determinados pratos. "Ah, Felipe, não seja estrelinha, deixa o povo comer o que quiser..." rs Tudo na vida existe um limite. 

Há alguns dias, uma cliente pediu um espaguete com lagostim e pediu para que acrescentássemos gorgonzola ralado ao prato. Hein?! Gorgonzola não se rala! Ou pior, nunca se mistura queijo à frutos do mar! Como negamos, ela pediu então que colocasse provolone ou mussarela de búfala ao prato. Não filha, você não está entendendo, pára de colocar queijo nos frutos do mar! rs No final das contas, não coloquei o queijo à massa, mas servi um ramequim com o gorgonzola despedaçado :( 

Aí eu te pergunto, devemos inibir este tipo de pedido, pois sabemos que a combinação não vai ser boa? Outro dia uma cliente queria tomate seco cozido no molho de tomate, penne à carbonara...rs Ou devemos deixar o cliente, que paga pelo prato, escolher o que quer comer e sair dali feliz? Mas e se a gente souber que a combinação vai dar errada, devemos negar, não servir e deixar o cliente constrangido? Quantas perguntas! 

Lembro de uma cena do filme "Um bom ano" em que o Russell Crowe vai ajudar a proprietária do restaurante e ela diz à ele: "Lembre-se, aqui na França o cliente nunca tem a razão!" Será que os franceses conseguiram o status de melhor cozinha do mundo(minha opinião) por serem tão radicais? Não aceitarem mudanças nos ingredientes ou nas técnicas?

E você, o que acha de tudo isso? 

Abraços confusos,

Felipe Tavares

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails