quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cozinha é dedicação

Se você leu as duas entrevistas que eu publiquei aqui no blog, ou se você já leu qualquer entrevista de um chef de cozinha deve ter percebido que eles sempre falam da importância da dedicação do profissional de cozinha. 

"Tá, Felipe, isso é em qualquer área profissional." Concordo com você. Mas dedicação na cozinha é não ter horários, é estar disponível todos os dias que forem necessários, sair mais cedo de casa para comprar um ingrediente que esqueceram de comprar ou até mesmo sair no meio da noite, uniformizado, igual um doido, procurando um supermercado aberto para comprar mais mascarpone porque o movimento foi maior que o esperado e não tinha matéria prima suficiente. Lembre-se também dos tão sonhados fins de semana e feriados. 

Neste meu último emprego, fui contratado para trabalhar de terça à sábado, das 9h às 16h e nada de feriados. Lindo, não? Mas, imprevistos acontecem: o cozinheiro da noite sofre um acidente(Alê, melhoras pra você!), alguns clientes VIP solicitam um evento na noite daquele feriado que você tanto esperava, em um dia o nº de reservas é muito grande e pedem para você dobrar serviço, etc. A vida é cheia de imprevistos não é mesmo?

E assim, como num passe de mágica, meu horário de trabalho foi alterado para a noite, das 18h às 00h. Confesso que nunca tinha tinha pensado em trabalhar à noite, ainda estou acostumado com meus antigos horários corporativos, 8h às 18h, 9h às 19h, 1, 2hs de almoço...Mas trabalhar à noite tem lá suas vantagens, acordar tarde todos os dias, ter minhas sextas e sábados de volta e, principalmente os domingos para não se fazer nada. 

Cozinha é diferente, não temos horários programados. Ou até temos, mas de repente, em um segunda feira tranquila e chuvosa que tradicionalmente não dá movimento algum, aparecem dezenas de clientes para jantar e toda sua programação de fazer faxina na cozinha, de "montar a praça" para a semana e, principalmente de ir embora mais cedo vão-se embora. 

Por isso, quando você ver qualquer profissional de cozinha falar que para trabalhar numa cozinha é preciso dedicação, paixão, vocação, abdicação e que, não é como vemos nos filmes e revistas, acredite, estamos falando a verdade.

Abraços dedicados e sempre apaixonados pela cozinha,

Felipe Tavares

6 comentários:

Alana C. disse...

venho acompanhando seu blog desde setembro , achei ele muito por acaso no google. Mais desde esse dia não paro de acompanhar, você esta de parabéns pelo seu blog e pela sua coragem e não perco nenhuma atualização!
espero um dia entrar pra carreira gastronomia , mais sou muito nova por enquanto ..
abraços
ps: suas dicas são muito uteis haha (:

nelio eustaquio disse...

ola filipe eu concordo com tudo que vc disse;
queria deixar claro aqui que este cara chamado felipe é uma pessoas diferenciada que tive oportunidade de conhecer nesta jornada,a cozinha alem de me dar bons momentos me deu bons amigos na qual este cara faz parte, uma cara dedicado,responsavel ,descontraido,proficional enfim este cara alem de uma otimo colega de trabalho se tornamos grandes amigo,felipe é um prazer trabalhar com vc.
nelio eustaquio

Felipe Tavares disse...

Alana,
Fico muito feliz pelo seu comentário!
Entre sim para a carreira gastronômica, é uma excelente área que a cada dia se expande mais!E está sempre carente de profissionais dedicados e apaixonados!rs

Obrigado pela visita e pelo comentário!

Felipe Tavares disse...

Nélio,

Profissionais como você é que me fazem ter orgulho e prazer de trabalhar numa cozinha!

Obrigado por tudo, sempre!

Abraço

Unknown disse...

Felipe, apreciei, muito seu texto. E concordo com tudo que disse. Nossa profissão é sim apaixonante, mas mesmo assim exige muito de nós. Exige entrega, e em algumas vezes sacrifícios. É um grande prazer pra mim, ser seu Cheff, poder trocar contigo experiências e aprimorar conceitos. A verdadeira cozinha só vai ao longe com pessoas dedicadas e apaixonadas pelo que fazem.

Vida longa na cozinha meu caro.
Abraços e até mais tarde!

Douglas Fernandes

Felipe Tavares disse...

Douglas,

Quanta honra receber um recado seu!rs Tem sido maravilhoso trabalhar ao seu lado e aprender uma coisa nova a cada dia!

Grande abraço,

Related Posts with Thumbnails