segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Presentes deliciosos!

Ontem, depois de quase 1 ano de desencontros, consegui almoçar na casa da Julieta. Nunca que minhas folgas combinavam com as dos filhos dela. E como agora eu não trabalho mais nos domingos (thank God!) conseguimos reunir toda a turma. Depois de almoçarmos um espetacular frango com mandioca ao molho curry, a Ju me presenteou com algumas especiarias secas deliciosas e um tanto exóticas:

Esq. para dir.: gergelim preto, lemon pepper, açafrão indiano, kümmel e cardamomo

Cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi pesquisar o melhor uso para estas delicinhas, afinal não quero perder nada desses sabores incríveis!

Especiaria
Descrição
Uso culinário
Gergelim
Sementes pequenas, achatadas, ovais, pretas, vermelhas ou bege; crocante; sabor doce que lembra nozes, usada para produzir óleo de gergelim e tahini(pasta)
cru ou tostado; pratos doces e salgados, produtos assados, doces ou como guarnição.
Lemon pepper
Mistura de pimenta do reino, raspas de limão siciliano e mais algumas coisinhas
Frangos, peixes, molhos para salada e churrasco.
Açafrão indiano
Raiz seca da planta tropical Curcuma longa, da família do gengibre; amarelo brilhante; sabor picante intenso
Popular nas culinárias indiana e do Oriente Médio, curries, molho, mostarda, picles e arroz.
Kümmel
Planta herbácea da família das umbelíferas (Carum carvi), cujas sementes, que contêm um óleo volátil, têm uso em medicina e culinária, também pode ser denominada de cominho-armênio ou cariz. 
Aromatiza queijos e vários preparos salgados, como pretzels, pães, lingüiças, carnes gordurosas e de caça.
Cardamomo
Fruto não maduro, seco; membro da família do gengibre; pequenas sementes em baga  verde, do tamanho do oxicoco; aroma forte; sabor doce, picante.
Curries, produtos assados e picles.


Delícia, não? Fiquei tanto tempo preocupado com o meu jardim de ervas, que acabei me esquecendo das sempre importantes especiarias secas. ;-\

Tirando o kümmel e a lemon pepper, que eu só tinha ouvido falar ou nem isso(rs), o restante eu já conhecia. E te falo, essa lemon pepper é incrível! Um sabor refrescante que deve ficar maravilhoso em um peixe fresco, ceviche ou numa salada de folhas e frutas...Ai que vontade de usá-lo logo!rs 

Abraços condimentados,

Felipe Tavares

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails