segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fechando o ano

Depois de 11 meses em três cozinhas diferentes, de ter cozinhado os mais diversos tipos de comidas, conhecer diversas pessoas maravilhosas e outras muito loucas, me cortar umas 200 vezes, me queimar umas 70, assar uns 50 leitões, fazer uns 300kg de massa, montar umas 2000 mil saladas, depois de passar todos os feriados deste ano cozinhando, perder mais de 5kg, terminar dois namoros(também por causa da cozinha), ter as mãos e pés todos machucados, chega ao fim o meu ano de 2010 na cozinha. 

É, não tinha contado para vocês ainda, mas depois de 7 meses, pedi demissão do Rancho Fundo e estou cumprindo meu aviso até o final deste mês.

O Rancho Fundo foi um novo curso de cozinheiro para mim. Entrei lá sem ter noção alguma de cozinhar em grandes proporções. Eu falo que lá é quase uma cozinha industrial, servir 800, 1000, 1300 pessoas é uma loucura! E a brigada de cozinha de lá realmente dá um show! Não falo que aprendi tudo, mas que saio de lá como uma nova visão de cozinha comercial isso não tenho dúvida. 

Neste últimos meses recebi algumas propostas de trabalho e preferi pedir demissão para analisá-las com mais tranquilidade. Não acho correto estar numa empresa, indo em entrevistas em outros lugares. Sem contar que cumprindo meu aviso prévio, dá tempo da empresa procurar outro funcionário para colocar no meu lugar. Melhor do que eu chegar num dia de trabalho e avisar que a partir da próxima semana não estarei mais ali, porque fechei com outro restaurante. Sacanagem isso, né?

Está difícil demais de encontrar funcionários capacitados para a cozinha. Quem tem experiência e formação, está empregado. Ou então não está disposto a abrir mão dos fins de semana e feriados(quem precisa deles?). Ou seja, você que está indo pra cozinha, faça cursos, risque os feriados da sua folhinha e abra qualquer jornal/site que está lotado de vagas, de auxiliar de cozinha à chef, tem para todo mundo!!! 

Mas, caso tudo dê errado nessas outras propostas(tomara que não) minha ideia é tirar uns dias de folga, dormir muito e, quem sabe, num pensamento muito positivista passar o Natal e o Reveillon com a família e amigos! Afinal, não participo dos eventos festivos deles há algum tempo. E quando vou, sempre tenho que ir embora cedo porque no outro dia pego serviço e não é nada legal trabalhar numa cozinha com ressaca e/ou sono. Cozinha é quase uma loja de armas. Facas por todos os lados, água quente, panelas gigantes, forno, fogo, choques, escorregões e pessoas estressadas. Você não vai querer estar num lugar desses distraído com ressaquinha/sono, não é mesmo?

Então é isso, termino o ano com um sensação maravilhosa: "Como eles ainda me pagam para eu fazer meu hobby?" rs. E pensar que 1 ano atrás eu estava trabalhando com outras coisas totalmente diferentes, pensando em como seria trocar de carreira, aguardando as aulas práticas do Senac, cheio de dúvidas em encarar uma cozinha: "Será que eu dou conta?"; "Será que realmente nasci para isso?". É, eu nasci foi para isso e preparem-se cozinhas de BH, estou de volta. Muito mais capacitado, muito mais sangue no olho e faca na bota!

Abraços confiantes,

Felipe Tavares

2 comentários:

ju disse...

Adorei esse post! Acho que nada melhor que uma paradinha nesse fim de ano. Faço questão de ver você no Natal, aqui em casa!. Antes disso também (rsrsrs). Você vai descobrir como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, você vai aprender que não é preciso dominar a força, mas a razão. E você está sendo absolutamente racional. CHEGAR vai ser a consequência da sua determinação e esforço. Bjs...

soraya disse...

Lipe,
Fiquei super feliz em ler este post! Tenho certeza de a cada dia que passa, você esta melhor na profissão que escolheu. Você vai alcançar o sucesso, não só o sucesso, mas o SUCESSO que você merece ,tenho certeza e quero estar por perto para comemorar mais esta vitória com você!Amo você viu?! Conte sempre comigo! Beijinhos

Related Posts with Thumbnails