segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Buffet X à la carte

Como vocês sabem, "nunca antes na história desse país", eu tinha trabalhado com à la carte, somente buffets. Tinha noção de como funcionava, todos os meus almoços e jantares são dessa forma, mas nunca tinha trabalhado "de verdade", isso inclui tempo para servir, chef marchando pedido, clientes esperando ansiosamente pelo prato e etc.

Em um restaurante com serviço de buffet, você chega, faz todos os seus pratos em grandes quantidades e quando é lá pelas 11h, 11h30, você monta o buffet e fica só na reposição de pratos. É MUITO corrido para fazer tudo, mas depois de pronto, é só administrar e atender aos pedidos das buffeteiras que gritam da entrada da cozinha: "Feijão, arroz e salpicão!" Você pega a vasilha de reposição, enche, ela leva e ponto final. Fácil, né? Nem tanto. 

Na semana passada, tivemos um evento no restaurante e como vocês sabem, lá funciona com o serviço à la carte. A reserva era para mais de 30 pessoas. Para quem estava acostumado a trabalhar com reservas de 900, 1200 pessoas, 30 não era nada. É, nada para buffet, porque para um à la carte com pratos super elaborados, 30 pessoas equivalem à umas 800 no buffet. Será que exagerei?rs

Você tem que pensar que todos os clientes vão comer uma entrada, um prato principal com acompanhamento e uma sobremesa. Ah, para finalizar, todos, obviamente, devem ser servidos ao mesmo tempo, você deve montar todos os pratos da mesma forma e nada de comida fria, pelo amor de Deus, né? E isso complica tudo. Sem contar os outros clientes que nada tem a ver com a reserva e vão fazer o pedido justamente na hora em que você está com sua linha de produção toda montada. Você concentrado somente em medalhões de filé, molho funghi e de repente chega o garçom e fala:"Sai um Penne alla Matriciana" Hein? Penne? Hoje não temos isso não! rs

Depois de uma correria monstro, uma linha de produção perfeita: um monta a carne, outro a massa, outro o molho e o último finaliza com salsinha desidratada, tudo saiu perfeito, nenhuma reclamação, somente elogios! Tinha sobrevivido ao meu primeiro evento à la carte, graças ao Chef Nélio Eustáquio(que chef, viu? Fantástico!) e te falo mais, é muito mais gostoso, muito mais emocionante trabalhar assim!A adrenalina vai a mil!

Antes do evento, planejei tirar fotos de tudo(bobinho eu), mas nessa correria, ficou tudo na memória mesmo. Abaixo você confere algumas fotos que eu tenho tirado:

Esq. Bife ancho ao molho funghi com linguine ao creme
Dir. Bife ancho ao molho funghi com linguine ao alho
Penne ao ragu de mostarda
Esq. Spaghetti ao ragu de carne
Dir. San Peter ao molho de camarão
Salada de rúcula com presunto parma,
figos frescos e lascas de grana padano.
Chef Nélio
Pedido chegando...
Taças perfeitas e deliciosas de tiramisú - Chef Douglas Fernandes
Falei que as sobremesas do evento iam personalizadas? 
Um dia eu aprendo a escrever assim com o chef Douglas
Semifreddo - Chef Douglas
É, acho que eu não chego lá não...rs

Abraços deslumbrados,

Felipe Tavares


PS: estou trabalhando das 18h às 00h. O restaurante volta a funcionar para o almoço em janeiro.

7 comentários:

Angela Machado disse...

Que lindo!!! e apetitoso!!! preciso conferir isso de perto!! bjos

Felipe Tavares disse...

Vai ser um prazer! É só falar o dia que vc vai vir pra cá que a gente combina! bjos

silvana disse...

Oi Lipe,
Nem ligo da Ju falar que torce tanto por você mais do que eu.. é verdade. Ela é uma pessoa muito especial pra mim.
Torço muito por você também e tenho certeza que você está super feliz, como eu sempre quis te ver. É bom demais ver seu sorriso e sua felicidade ao contar dos seus pratos.
Mas pode saber: sua FÃ número UM SOU EU! AMO DEMAIS VOCÊ!

Felipe Tavares disse...

Mãe,
Não importa se é vc ou a Ju minha fã nº1, o que importa é que eu tenho duas pessoas maravilhosas torcendo sempre para mim. E isso não tem preço!!

Amo vc!

bjos

soraya disse...

Que injustiça Lipe! Duas não viu TRÊS! Rs
Bjos

Unknown disse...

Então tá bom!!! Eu simplesmente não estou na torcida!Pipo, é bom vc fazer as contas rsrsrs!

Felipe Tavares disse...

Calma, tem lugar pra todo mundo no meu coração!kkk Sei que posso contar muito com vc Tia Soraya e Lu. Não precisa nem questionar isso, né?

bjos

Related Posts with Thumbnails