Como vocês sabem, "nunca antes na história desse país", eu tinha trabalhado com à la carte, somente buffets. Tinha noção de como funcionava, todos os meus almoços e jantares são dessa forma, mas nunca tinha trabalhado "de verdade", isso inclui tempo para servir, chef marchando pedido, clientes esperando ansiosamente pelo prato e etc.
Em um restaurante com serviço de buffet, você chega, faz todos os seus pratos em grandes quantidades e quando é lá pelas 11h, 11h30, você monta o buffet e fica só na reposição de pratos. É MUITO corrido para fazer tudo, mas depois de pronto, é só administrar e atender aos pedidos das buffeteiras que gritam da entrada da cozinha: "Feijão, arroz e salpicão!" Você pega a vasilha de reposição, enche, ela leva e ponto final. Fácil, né? Nem tanto.
Na semana passada, tivemos um evento no restaurante e como vocês sabem, lá funciona com o serviço à la carte. A reserva era para mais de 30 pessoas. Para quem estava acostumado a trabalhar com reservas de 900, 1200 pessoas, 30 não era nada. É, nada para buffet, porque para um à la carte com pratos super elaborados, 30 pessoas equivalem à umas 800 no buffet. Será que exagerei?rs
Você tem que pensar que todos os clientes vão comer uma entrada, um prato principal com acompanhamento e uma sobremesa. Ah, para finalizar, todos, obviamente, devem ser servidos ao mesmo tempo, você deve montar todos os pratos da mesma forma e nada de comida fria, pelo amor de Deus, né? E isso complica tudo. Sem contar os outros clientes que nada tem a ver com a reserva e vão fazer o pedido justamente na hora em que você está com sua linha de produção toda montada. Você concentrado somente em medalhões de filé, molho funghi e de repente chega o garçom e fala:"Sai um Penne alla Matriciana" Hein? Penne? Hoje não temos isso não! rs
Depois de uma correria monstro, uma linha de produção perfeita: um monta a carne, outro a massa, outro o molho e o último finaliza com salsinha desidratada, tudo saiu perfeito, nenhuma reclamação, somente elogios! Tinha sobrevivido ao meu primeiro evento à la carte, graças ao Chef Nélio Eustáquio(que chef, viu? Fantástico!) e te falo mais, é muito mais gostoso, muito mais emocionante trabalhar assim!A adrenalina vai a mil!
Antes do evento, planejei tirar fotos de tudo(bobinho eu), mas nessa correria, ficou tudo na memória mesmo. Abaixo você confere algumas fotos que eu tenho tirado:
Esq. Bife ancho ao molho funghi com linguine ao creme Dir. Bife ancho ao molho funghi com linguine ao alho |
Penne ao ragu de mostarda |
Esq. Spaghetti ao ragu de carne Dir. San Peter ao molho de camarão |
Salada de rúcula com presunto parma, figos frescos e lascas de grana padano. Chef Nélio |
Pedido chegando... |
Taças perfeitas e deliciosas de tiramisú - Chef Douglas Fernandes |
Falei que as sobremesas do evento iam personalizadas? Um dia eu aprendo a escrever assim com o chef Douglas |
Semifreddo - Chef Douglas É, acho que eu não chego lá não...rs |
Felipe Tavares
PS: estou trabalhando das 18h às 00h. O restaurante volta a funcionar para o almoço em janeiro.
7 comentários:
Que lindo!!! e apetitoso!!! preciso conferir isso de perto!! bjos
Vai ser um prazer! É só falar o dia que vc vai vir pra cá que a gente combina! bjos
Oi Lipe,
Nem ligo da Ju falar que torce tanto por você mais do que eu.. é verdade. Ela é uma pessoa muito especial pra mim.
Torço muito por você também e tenho certeza que você está super feliz, como eu sempre quis te ver. É bom demais ver seu sorriso e sua felicidade ao contar dos seus pratos.
Mas pode saber: sua FÃ número UM SOU EU! AMO DEMAIS VOCÊ!
Mãe,
Não importa se é vc ou a Ju minha fã nº1, o que importa é que eu tenho duas pessoas maravilhosas torcendo sempre para mim. E isso não tem preço!!
Amo vc!
bjos
Que injustiça Lipe! Duas não viu TRÊS! Rs
Bjos
Então tá bom!!! Eu simplesmente não estou na torcida!Pipo, é bom vc fazer as contas rsrsrs!
Calma, tem lugar pra todo mundo no meu coração!kkk Sei que posso contar muito com vc Tia Soraya e Lu. Não precisa nem questionar isso, né?
bjos
Postar um comentário