quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alfajores - Capítulo Final

Você que acompanhou minha trajetória com os alfajores(aqui e aqui), chegou a hora de ler a terceira e última parte, a revelação, o dia em que fiz os meus alfajores com o famoso dulce de leche da marca argentina Havanna.

A receita veio de um livro argentino(depois de pesquisar várias), os ingredientes eram de primeira. Nada poderia dar errado, nada!

Mas deu...em partes. Eu falo que alguns livros de culinária são para pessoas que cozinham e entendem de culinária, porque se você segue a receita certinho e não entende muito de culinária, você vai errar feio. É preciso ter maldade para saber que aquela carne vai faltar tempero, que a massa não vai dar ponto, que aquilo vai ficar "sonso", pior é quando eles citam o ingrediente, mas na receita eles não o usam. E essa receita foi assim, sabia que a massa não ia dar ponto, mas continuei até ver que horas eu teria que agir para consertá-la. E sim, eu consegui consertá-la! Thank God! rs

Vamos a receita, já adaptada.

Alfajores
Rendimento: 40 biscoitos ou 20 alfajores
Ingredientes
150g de farinha de trigo
200g de fubá
1/2 c. café de fermento
1/2 c. café de bicabornato de sódio
150g de manteiga
100g de açúcar
3 gemas
1/2 c. café de essência de baunilha
2 c. sopa de conhaque
1 c. sopa de raspas de limão
250g de um bom doce de leite

Modo de fazer
Em uma vasilha misture a farinha de trigo, o fubá, o fermento e o bicarbonato peneirados. Reserve.

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar, acrescente as gemas uma a uma, sem parar de bater. Junte a essência de baunilha e o conhaque. Em seguida adicione a mistura de farinhas pouco a pouco à massa. Quando estiver homogênea, junte as raspas de casca de limão. Dica: É aqui que o bicho pega, vá colocando as farinhas aos poucos, talvez não seja necessário usar tudo, pare assim que a massa der liga. Se necessário acrescente mais um pouco de manteiga. 

Suei muito para dar este ponto à massa.

Abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha, deixando-a com uma espessura de 1cm. Corte a massa em discos de 5cm de diâmetro. Em uma assadeira com manteiga, coloque os discos de massa e asse-os em forno preaquecido, a 180ºC por 10 minutos. 

Antes de assar...

E depois de assados!

Retire-os do forno e deixe esfriar. Quando estiverem em temperatura ambiente, coloque muito doce de leite em um dos discos e feche com outro biscoito. 

Isso sim é uma mesa de trabalho de dar inveja a qualquer...formiga!rs

Fiz duas coberturas para os alfajores: uma calda simples de achocolatado, água e manteiga e um falso fondant: derretendo o açúcar em água fervente no banho maria.

Uma bomba calórica: quase 500 calorias por biscoito!

Quem liga para calorias? Uma delícia!!!

O com cobertura de fondant eu polvilhei açúcar refinado por cima. Na minha opinião esse ficou muito mais gostoso que o de chocolate. 

Receita trabalhosa, tensa, mas valeu a pena para encerrar minha louca trajetória com alfajores. 

Abraços calóricos,

Felipe Tavares

4 comentários:

soraya disse...

Eu ganhei uma caixinha com os dois tipos!!!! Estava uma delícia mesmo.
Um mimo de sobrinho para titia dodói. Adorei. Ainda veio junto uma geléia de jabuticaba que a Sil fez! Maravilha!!!!Adorei!!!

Paulinha disse...

Noooh eu ameeeeeeeeeeeei esse alfajor!!! Delícia Delícia Delícia !!

Felipe Tavares disse...

É, acho que vou começar a fazer mais doces. Olha o sucesso que fez com minha Tia e irmã?rs Se bem que elas são bem suspeitas...kkk

Kamila disse...

sou alucinada por alfajors, vc nem imagina....a receita é bem trabalhosa, mas tentarei fazer e te conto.....

Related Posts with Thumbnails