quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mais um livro

Como se não bastasse o tanto de livro que tenho comprado e ganhado nos últimos tempos, ontem finalmente encontrei o Cozinha Confidencial do chef americano Anthony Bourdain, ed. Companhia das Letras.

Vi o comentário deste livro aqui há alguns meses e desde então, estava procurando para comprar no Submarino, Siciliano, Leitura, etc. e nunca achava. Ontem dei sorte e comprei o último na Leitura, achei meio caro, R$59,50, nem pensei em não comprar, tava louco por ele! Tipo criança querendo um presente, sabe?(rs)

Começando a leitura me deparo com este trecho:

"Quero que os profissionais que vierem a ler meu relato curtam o livro pelo que é: um visão direta da vida que muitos de nós vivemos e respiramos durante a maioria dos nossos dias e noites, à exclusão de interações sociais mais "normais". Não ter jamais uma sexta ou sábado de folga, estar sempre no batente nos feriados, trabalhar mais do que nunca quando o resto da humanidade está saindo do serviço acaba dando uma visão de mundo meio peculiar que espero seja reconhecida pelos meus colegas chefs e cozinheiros. Aqueles que cerram fileiras nos restaurantes, lendo este livro, podem gostar ou não do que fiz. Mas todos verão que não estou mentindo.(Cozinha Confidencial, pg.14)

Oi?! Você tá falando comigo, né? Copa do mundo? Jogos do Brasil? Tá rolando isso mesmo?(rs)

Li algumas críticas sobre o livro e vi que na época em que ele foi lançado(2001) gerou uma enorme polêmica porque Bourdain mostrou a verdade nua e crua, sem o glamour de New York, dos grandes chefs e das grandes cozinhas: drogas, envolvimento com a máfia, bêbados, refugiados, ladrões, psicopatas...

Bom, deixa eu continuar minha leitura que o próximo parágrafo já está me chamando: "Quanto a mim, sempre gostei de me imaginar como o Chuck Wepner da cozinha..."

Abraços empolgados,

Felipe Tavares

2 comentários:

ju disse...

Você me emprestou o livro e não conseguia parar de ler. Além das grandes histórias, o humor refinado e a maneira do autor escrever é sensacional!

Felipe Tavares disse...

Este livro é sensacional. Nosso manual na hora dos apertos, como são os bastidores das nossas vidas. Leitura obrigatória para todos que querem seguir esta carreira.

bjooo

Related Posts with Thumbnails