quarta-feira, 24 de março de 2010

A Bíblia dos Cozinheiros

Atualmente temos milhares de opções de livros sobre culinária. Dos assuntos mais específicos como culinária da Oceania até aqueles que prometem te transformar em um chef. Mas nesse universo literário gastronômico, qual livro realmente vale a pena comprar?

Se você quiser comprar um único livro para toda sua vida, no qual vai abordar todos os assuntos: da classificação de todos os alimentos até as técnicas mais elaboradas de preparo, compre o Chef Profissional, do Instituto Americano de Culinária(a melhor escola atualmente).

                                          Item obrigatório para consulta em qualquer cozinha


Com mais de 1.200 páginas e quase 5kg(rs), o livro tem tudo que você vai precisar saber para ser um excelente cozinheiro. Não é a toa que se tornou um best seller, impossível de se achar nas livrarias. Acho que nem eles esperavam este tremendo sucesso aqui no Brasil. Ainda bem que minha mãe me deu no último Natal, senão eu estava igual alguns colegas da minha sala, caçando o livro desesperadamente nas livrarias de BH.

Não é um livro de receitas, claro que tem centenas delas, mas o foco do livro são as técnicas internacionais de corte, cocção, mise en place, garde manger, etc. que nos auxiliam em qualquer tipo de receita. É um livro de consulta para sempre que bater aquela dúvida cruel, você pede socorro à ele. E pode ter certeza que ele vai te salvar. Eu fico igual criança com o meu, toda hora abro num capítulo aleatório e começo a estudar. Ainda mais agora que estamos na reta final do curso e iniciamos a matéria de saucier - molhos, a mais tensa e complexa do curso.

Fiz uma busca rápida do livro na net e encontrei à venda na Siciliano por R$200,00. Tá caro, o preço médio é R$150,00, mas pelo menos eles têm disponível, coisa rara.

Abraço,

Felipe Tavares

PS: Saí do Pondicherry por motivos pessoais...Estou com umas idéias meio malucas ultimamente...rs

4 comentários:

silvana disse...

Oi lipe.
Esse livro que te dei de presente se tornou mesmo uma biblia pra você. E como você sempre foi um ótimo leitor nem fica difícil vc ler as muitas páginas dele e o melhor: aprender com todas elas.
Beijo grande filho
Mamãe

Mariana Marcial de Almeida disse...

Oi Felipe, adorei o blog, parabéns!! Vou acompanhar fielmente.. Beijos!!!

Anônimo disse...

magnificent publish, very informative. I'm wondering why the other experts of this sector do not realize this. You should proceed your writing. I'm confident,
you have a huge readers' base already!

Feel free to visit my blog post ... Christian Louboutin Outlet

Anônimo disse...

My brother suggested I might like this blog. He was entirely right.
This post actually made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

Also visit my homepage :: Cheap Oakley Sunglasses

Related Posts with Thumbnails