segunda-feira, 12 de março de 2012

Aumentando a biblioteca

Desde que comecei na carreira de gastronomia comprei dezenas de livros. Primeiro, comprei todos de receitas que estavam a meu alcance, depois parti para os de técnica e comprei a Bíblia dos Cozinheiros (falei dele aqui), alguns sobre a história da alimentação e depois sobre os chefs e suas histórias incríveis - "Cozinha Confidencial", nossa bíblia Lado B do Anthony Bourdain, "Brincando com fogo" do Gordon Ramsay, "Ao ponto" também do Bourdain - vocês sabem como é meu "amor" por ele (Oi?). 

Mas tinha um livro que eu sempre ouvia falar desde a época do Senac, mas nunca tinha dado muita moral: Cartas a um jovem chef - Caminhos no mundo da cozinha do Laurent Suaudeau. 



Como estava sem nada para ler, passei na livraria um belo dia e comprei o livro, meio na dúvida, queria comprar o "Aprendiz de cozinheiro". Enfim...


Acho que eu não dava muita moral para este livro porque nunca tinha ouvido falar deste chef (pode me odiar se quiser, desculpe-me a ignorância). Quando começo a ler o livro, descubro que ele é um "chefzinho francês" que trabalhou com  Paul Bocuse, Jean Guerin e Michel Guérard. Alguns dos chefs estrelados do Guia Michelin que inventaram quase tudo que vemos hoje na gastronomia mundial. Além disto, o Suaudeau, junto com o Claude Troisgros, foi um dos grandes responsáveis pela nouvelle cuisine aqui no Brasil nos anos 80. Ou seja, devemos muito ao cara. Thanks, bro, we love you! Depois dá uma passada no site dele que é bem bacana, não deixe de ler a biografia!

O livro, apesar de ser de 2004, contém muita informação atual sobre a nossa carreira: como começar, por onde começar, características e habilidades básicas que um cozinheiro deve ter, dificuldades, processo criativo, gerenciamento de restaurantes, etc. Mais um ótimo manual para quem está começando nesta carreira, recomendo. Pena que só fui ler agora, depois de ter me ferrado trocentas vezes.


Abraços literários,


Felipe Tavares


2 comentários:

Glória disse...

Li esse livro no primeiro período da faculdade, ia cair na prova!! Ehehe, muito bom!

Felipe Tavares disse...

Pois é, um livro bem para iniciantes, né? Mas é bem legal as coisas que ele fala...

Related Posts with Thumbnails