segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Comida e sedução

Sempre que leio o Quiz do blog da chef Carla Pernambuco, fico curioso com a resposta que os chefs dão à pergunta: "Já seduziu alguém com comida?" 

Comida é sedução, orgulho, prazer, amor, ego...Orgulho de você ver os rostos de seus convidados se deliciando com os pratos que você preparou e junto com o orgulho, vem o ego do cozinheiro, que nestas horas vai às alturas. Amor porque é lindo ver pessoas cozinhando com tanta dedicação e empolgação. Melhor ainda, quando você tem convidados que amam comer bem e valorizam o prato feito. "Na salada de folhas tinha pimenta rosa?"; "Seu molho branco não leva creme de leite, né?!"; " Você temperou a carne com tomilho fresco?" Amo pessoas que sabem comer bem. E comer bem não é repetir 5x sem saber o que tinha no prato. Comer bem é saber apreciar e se deliciar com que foi feito.

Atualmente tenho usado meus dotes culinários para seduzir uma pessoa constantemente(rs). Começou com um risoto de limão siciliano, depois um de pêra (que ela não gostou), uma fraldinha ao molho de mostarda Dijon, uma saltimbocca alla Romana, uma língua ao molho de vinho e por último um ceviche de cação seguido de um pappardelle ao molho de cogumelos. Espero que esteja dando certo porque do contrário ela vai começar a reclamar e dizer que está engordando! kkk

Não é só a comida em si que seduz as pessoas. É todo aquele clima envolta do fogão, todo mundo ajudando todo mundo, a bebida que acompanha o jantar/almoço e que deixa todo mundo mais "alegre" e depois a celebração na hora em que a comida é servida. Me fala se tudo isso não é muito sedutor?(rs)

Segue abaixo a última entradinha "sedutora" que eu servi:

Ceviche de cação
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
4 filés de cação ou outro peixe branco sem gordura(linguado, badejo, etc)
Suco de 6 limões
2 tomates sem pele e sem sementes, cortados em brunoise(cubos pequenos cortados perfeitamente)
Cominho
Coentro repicado
Salsinha repicada
Sal

Modo de fazer
Cubra os filés de cação com o suco de limão temperado com sal e cominho. É cubrir mesmo, imersão, tá? 
Deixe marinando por horas, tipos umas 3h. Se tiver tempo e paciência, deixe mais de 5h.

Escorra o excesso do suco de limão e corte os filés em cubos um pouco maiores que os tomates. Adicione o coentro e a salsinha e corrija o tempero, se necessário. Acompanhe com torradinhas. No dia eu servi com torradas de alecrim e sal grosso.



Abraços apaixonados,

Felipe Tavares

7 comentários:

Paulinha disse...

êêê paixão... rsrsrs
Vo falar q essa entrada ficou boa meeeesmo viu.. nuhh!!
#recomendo !
Bjooos!
Paulinha

silvana disse...

Felipe,
Pode ir planejando que eu quero saborear o seu risoto de limão siciliano. Estou esperando...
Detesto ficar de fora desses jantares deliciosos.
Beijos
mamãe

Angela Machado disse...

Fe que inveja de você... é tão bom ter pessoas finas pra apreciar o que a gente faz na cozinha... meu marido só come a quantidade rsrs ele não faz a minima idéia do que esta comendo e nem liga se eu me mato por duas horas tentando aprender a fazer algo novo.. mas enfim ja me acostumei a não ter com quem dividir o gosto pela boa comida e o prazer de saborear um bom prato... fora o fato que se eu depender dele pra comer , vou comer miojo todo dia!! kkkkkk um drama mesmo... parabéns por mais essa postagem!! muito inspiradora (ou naõ.. rsrs)

Felipe Tavares disse...

Paulinha,

Que bom que vc gostou!!! Agora tô te devendo o risoto de morangos, né? Deixa pra proxima...

bjos

Felipe Tavares disse...

Mãe,

Realmente tô mto em falta com vc! Mas não esquenta que daremos um jeito em breve, tá?rs

bjão!

Felipe Tavares disse...

Angela,

Realmente é um prazer ter convidados que apreciam nossos pratos...Pena que isso é mto raro, a maioria é igual seu marido, come 10x, mas nem sabe o que tinha ali.

Arrume uns colegas de profissão que ai sim vc estará bem na fita!rs Mas nada de comer miojo, tá? kkk


bjos

Kamila disse...

passando mal com tanta comida bonita e gostosa só de olhar.....

Related Posts with Thumbnails